CI

Segunda-feira será marcada por chuvas pelo Brasil

Saiba como fica o tempo em na sua região


Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (13/12) o padrão típico de verão manterá as condições de chuvas em praticamente todas as áreas do país, com exceção apenas do nordeste. Já na parcela central do território nacional, sobretudo no centro-oeste e sudeste, as chuvas serão bem distribuídas e com potencial para fortes temporais. A presença de uma área de baixa pressão sobre os países vizinhos e o forte suporte de ar quente e úmido da região amazônica em direção à região sul, vai provocar o retorno das chuvas para algumas áreas no sul do país.

No decorrer desta semana as projeções indicam volumes expressivos de chuva sobre o centro-oeste, sudeste e metade sul da região norte. Algumas previsões indicam volumes superiores aos 250 mm no sul do MT e sul do PA. Contudo, a tendência será de tempo firme em grande parte da região nordeste nos próximos dias,diminuindo as chuvas sobre o estado do PI. As chuvas também retornam para o sul do Brasil, porém com uma distribuição bastante irregular, mantendo os maiores volumes no sul do RS.  

Confira a plataforma completa de mapas aqui. https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui. : https://www.agrolink.com.br/agrotempo

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
A forte componente termodinâmica, isto é, calor e umidade, mantém as condições para instabilidades em todas as áreas da região norte. Contudo, a tendência é de que as chuvas sejam mais intensas sobre o estado do AC, RO, sul do PA e norte do AP. Na grande região do Baixo Amazonas a perspectiva é de que as chuvas serão mais irregulares e isoladas, sem gerar volumes expressivos no decorrer do dia. 

Região Nordeste
O predomínio de uma massa de ar seco mantém o tempo firme em grande parte da região. Alguns pontos no MA, PI e CE poderão registrar pancadas de chuvas isoladas e passageiras, sem resultar em acumulados significativos no decorrer do dia. Por outro lado, na grande região de Santa Maria da Vitória no sudoeste do estado baiano, as chuvas persistem promovendo volumes entre 10 e 20 mm de maneira isolada. As temperaturas também serão elevadas ao norte da região, além de índices de umidade próximos dos 20% nos horários mais críticos. 

Região Centro-Oeste 
A presença da Alta da Bolívia, sistema típico da época do ano, garante a formação de nuvens carregadas em todas as áreas da região centro-oeste. Na grande região de Campo Grande, na parcela central do MS, as chuvas poderão ser na forma de fortes temporais gerando acumulados superiores aos 60 mm pontualmente. Já no MT e GO a tendência é de que as chuvas fiquem concentradas na metade sul da região com chuvas entre 10 e 30 mm de forma bem distribuídas. 

Região Sudeste
O forte calor e alta disponibilidade de umidade na região, serão os principais fatores na formação das nuvens carregadas nesta segunda-feira. As chuvas serão localmente fortes especialmente na parcela central de MG, onde os acumulados também poderão superar a marca dos 40 mm pontualmente. No oeste e norte de SP, as instabilidades terão uma melhor distribuição, resultando também em acumulados mais elevados se comparados aos últimos dias. O tempo será firme no nordeste de MG e metade norte do ES. O calor será intenso em todas as áreas da região sudeste, mas com destaque para o sul de SP.

Região Sul
A presença de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e norte da Argentina vai influenciar o tempo na região sul. Além disso, o forte suporte de ar quente e úmido proveniente da região amazônica para o sul do país fortalece as instabilidades. Assim, as chuvas poderão ocorrer em boa parte do estado gaúcho, provocando acumulados superiores aos 40 mm no decorrer do dia. Outro sistema que poderá provocar chuvas na região sul é uma área de baixa pressão no leste de SC. Já no estado do PR, as chuvas poderão ocorrer nas extremidades do estado, sendo que a parcela central terá um tempo seco.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:


 


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.