CI

Segunda safra de milho (2019/2020) no Paraná

Se o baixo volume de chuvas se manter ao longo de abril, a produtividade pode ser afetada


Foto: Eliza Maliszewski

O Coeficiente de Produtividade Climática (CPC-TEMPOCAMPO) indica que as condições meteorológicas para o milho de segunda safra 2019/2020 são mais favoráveis que a segunda safra 2018/2019 para as regiões Noroeste e Oeste do Paraná, os ganhos podem chegar a 8%. Na região Norte Pioneiro, no entanto, as perdas podem chegar a 7% (Mapa 5).

O Sistema TEMPOCAMPO projeta que a produtividade média para o Paraná deverá variar de 5,7 a 6,1 Mg ha-1, considerando os cenários pessimista e otimista, respectivamente. As maiores médias de produtividade são esperadas para o Oeste e Centro-Oriental do estado, podendo superar 6,4 Mg ha-1. Já no Centro-Sul do Paraná a produtividade média deve oscilar de 5,6 a 6,0 Mg ha-1 (Mapa 6).

A produção média para a segunda safra 2019/2020 de milho no Paraná deve variar entre 8,75 e 9,37 milhões de toneladas, considerando os cenários pessimista e otimista gerados pelo Sistema TEMPOCAMPO. O bom volume de chuvas em fevereiro e primeiras semanas de março, favoreceu o desenvolvimento inicial da lavoura. Contudo, se o baixo volume de chuvas se manter ao longo de abril, a produtividade pode ser afetada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.