CI

Segundo trimestre de 2018 foi marcado pela falta de chuvas

Segundo trimestre de 2018 foi marcado pela falta de chuvas


O segundo trimestre de 2018 foi marcado pela falta de chuvas, o que ocasionou redução nas expectativas de produção de culturas importantes para a economia do Estado de São Paulo, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

A área ocupada com grãos aumentou 4,55% em relação à safra passada, e a produção teve um incremento de 1,9%; a produtividade, porém, foi menor em 2,53%.

Os resultados apurados para a soja mostram crescimento de área de 5,7% e de 6% na produção. Para a segunda safra de milho foi registrado aumento de 9,5% na área em produção, em comparação ao ano anterior. Esse resultado mostra que os produtores estavam animados com a cultura, mas a queda significativa de produção (-20,2%) em virtude de produtividade inferior em 27,1%, comprometeu as boas expectativas para a produção.

O próximo levantamento, iniciado em setembro, trará os números finais da cultura nesse ano safra. Finalizado o quarto levantamento de safra de café, constatou-se nova elevação na estimativa de quantidade a ser colhida em 2017/18, totalizando 5,8 milhões de sacas (348,8 mil t), o que representa incremento de 29,1% quando comparada à temporada 2016/17.

O índice pluviométrico abaixo da média histórica também comprometeu a produção da cana-de-açúcar, principal produto do Estado de São Paulo, mesmo com o pequeno aumento de área.

A estimativa preliminar da safra 2017/18 para a cultura da laranja indica uma produção de 348,6 milhões de caixas de 40,8 kg (14.221 mil t), volume 7,4% superior ao obtido na safra anterior. Quanto à área total plantada de 460 mil ha (que inclui área com plantas ainda não produtivas), o levantamento prevê aumento de 3,1% em relação ao ano anterior. Embora novas técnicas tenham sido aplicadas para minimizar e/ou resolver a incidência de problemas fitopatológicos, em especial cancro cítrico e HLB (greening), ainda há continuidade no processo de erradicação e expansão menor de pomares, ressalta o IEA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.