Seguro rural deve ser lançado em meados de junho
CI
Agronegócio

Seguro rural deve ser lançado em meados de junho

Por:

O seguro rural deve ser lançado durante o anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2004/05, em meados do próximo mês, informou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, ao participar de reunião na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). No encontro, ele também revelou o nome do novo diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop). É Norberto Kretzer, que será empossado no dia 1º de junho, em substituição a José Roberto Ricken.

“Queremos anunciar o seguro rural junto com os demais instrumentos de política agrícola no lançamento do Plano Agrícola e Pecuária”, disse Rodrigues. Para o ministro, a regulamentação desse mecanismo é fundamental para o desenvolvimento do setor: “O seguro agrícola é a grande alavanca que ainda falta à agricultura brasileira para concorrer em condições de igualdade com seus competidores do mundo inteiro. Por isso, estou profundamente empenhado para que tenhamos logo o seguro rural”.

Na avaliação do ministro, esse instrumento vai acabar com o problema central da agricultura brasileira, que é a exigência de crédito rural. “Nos países desenvolvidos, onde funciona o seguro de renda, o seguro rural, não há problema de crédito agrícola. Os bancos não se preocupam em emprestar para o setor, porque existe um mecanismo de proteção ao crédito”, assinalou Rodrigues. “Isso é a grande lacuna que temos.” Segundo ele, o seguro rural será essencial para garantir a estabilização de renda ao produtor agrícola.

Promovida pelo Fórum Permanente do Seguro Rural - formado pela OCB, Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bansicredi, Bancoob, Instituto de Resseguros do Brasil e pelo próprio Mapa, além de entidades privadas da área de seguros -, a reunião contou com a participação de lideranças do setor rural e de deputados e senadores.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink