CI

Seguro Rural precisa ganhar setor cafeeiro

Especialista Glaucio Toyama explica como produtores e empresários podem minimizar riscos


Foto: Pixabay

Da preparação do solo à distribuição, a produção do café possui etapas que precisam ser estrategicamente pensadas para a minimização dos riscos. Foi destacando todo o ciclo do café, que o diretor de seguros da Swisse Re, Gláucio Toyama iniciou sua apresentação sobre a importância do seguro rural no dia 18/11, durante a Semana Internacional do Café. De acordo com ele, o setor precisa evoluir na cultura do seguro e entender que o investimento é de extrema importância para o desenvolvimento do mercado cafeeiro e não enxergá-lo apenas como custo. 

O especialista também pontuou que o setor cafeeiro apresenta grandes desafios, já que os produtores precisam ter eficiência operacional e produtiva, bom manejo de pragas e doenças e ainda são reféns de eventos climáticos. “Para dar acessibilidade ao seguro é preciso evoluir no entendimento do cenário e na maior capacitação para que seja analisado o melhor tipo de serviço para cada situação e região, ou seja, construir ofertas personalizadas pautadas em dados e informações reais do produtor”. 

Toyama ressaltou que a cultura do seguro rural no Brasil está em crescimento, mas ainda tem um longo caminho para evolução. “Todo projeto nasce com uma expectativa clara de sucesso e o mercado de seguros pode sim, contribuir muito para o desenvolvimento do mercado cafeeiro no país. Nosso desafio permanente é sensibilizar os produtores, ajudando-os a gerar uma cultura de uso do serviço, oferecendo produtos aderentes e conseguindo precificar isso, como se fosse um seguro de automóvel”, finalizou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.