CI

Seis entre os 10 principais estados produtores de frango reduziram alojamento

As reduções envolvem, principalmente, os grandes estados exportadores, como Mato Grosso e Goiás, no Centro-Oeste, e Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na Região Sul


Os dados da APINCO relativos ao alojamento de pintos de corte e indicativos da criação de frango por estado indicam que, entre os 10 primeiros produtores do País, seis deles reduziram o volume alojado nos cinco primeiros meses de 2009. Ou cinco, se considerado que no Mato Grosso a queda foi pouco significativa, inferior a meio por cento.

As reduções envolvem, principalmente, os grandes estados exportadores, como Mato Grosso e Goiás, no Centro-Oeste, e Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na Região Sul. A única exceção, no caso, fica com São Paulo que, sem dúvida premido pela sobra de produto dos exportadores afetados, acabou reduzindo seu alojamento em 9,4%.

Os incrementos se concentraram nos estados do Norte e Nordeste, menos dependentes das exportações, com destaque para Pernambuco e Bahia, cujos alojamentos aumentaram 16% e quase 7%, respectivamente. Mas também aqui há exceções (casos de Minas e Paraná), a mais visível delas a do Paraná, maior exportador de carne de frango da atualidade.

É curioso notar que a expansão observada no Paraná praticamente neutralizou as reduções observadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Assim, nos cinco primeiros meses do ano a Região Sul alojou apenas 0,6% a menos que no mesmo período de 2009.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.