Seis entre os 10 principais estados produtores de frango reduziram alojamento

Agronegócio

Seis entre os 10 principais estados produtores de frango reduziram alojamento

As reduções envolvem, principalmente, os grandes estados exportadores, como Mato Grosso e Goiás, no Centro-Oeste, e Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na Região Sul
Por:
171 acessos
Os dados da APINCO relativos ao alojamento de pintos de corte e indicativos da criação de frango por estado indicam que, entre os 10 primeiros produtores do País, seis deles reduziram o volume alojado nos cinco primeiros meses de 2009. Ou cinco, se considerado que no Mato Grosso a queda foi pouco significativa, inferior a meio por cento.

As reduções envolvem, principalmente, os grandes estados exportadores, como Mato Grosso e Goiás, no Centro-Oeste, e Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na Região Sul. A única exceção, no caso, fica com São Paulo que, sem dúvida premido pela sobra de produto dos exportadores afetados, acabou reduzindo seu alojamento em 9,4%.

Os incrementos se concentraram nos estados do Norte e Nordeste, menos dependentes das exportações, com destaque para Pernambuco e Bahia, cujos alojamentos aumentaram 16% e quase 7%, respectivamente. Mas também aqui há exceções (casos de Minas e Paraná), a mais visível delas a do Paraná, maior exportador de carne de frango da atualidade.

É curioso notar que a expansão observada no Paraná praticamente neutralizou as reduções observadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Assim, nos cinco primeiros meses do ano a Região Sul alojou apenas 0,6% a menos que no mesmo período de 2009.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink