CI

Sem manejo correto, adubação química não tem efeito

A infiltração de água no solo é preocupação que os produtores devem ter em mente


A adubação do solo com insumos químicos ajudam a elevar os índices de produção e produtividade, mas eles não são suficientes, segundo avalia a pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Graziela Barbosa. Para ela, o manejo adequado de solo ainda é o item fundamental para aqueles que querem ter sucesso no final da safra. ''Fazer uma adubação com gesso e calcário, por exemplo, não ajudará em nada se não houver um bom manejo de solo'', destaca.


Graziela explica que todo o processo começa na rotação de cultura. Segundo ela, o uso de adubos verdes ajuda a melhorar a fixação de nitrogênio e também na absorção de água no solo. Para elevar ainda mais os índices de retenção de água, a pesquisadora também recomenda o uso do terraceamento. ''Com a água retida, o produtor evita perdas de insumos em caso de chuvas fortes''.

A infiltração de água no solo, avalia Graziela, é outra preocupação que os produtores devem ter em mente. ''Quando houver áreas com a terra compactada, a adubação química não deverá responder ao tratamento, já que as raízes das plantas não têm oportunidade de crescer'', explica. Em solos muito compactados, Graziela recomenda o uso do nabo forrageiro para ajudar na descompactação.


A importância de um solo descompactado, acrescenta a pesquisadora, está diretamente relacionada à profundidade da raíz. ''Quanto mais extensa a raíz, mais a planta terá a capacidade de resistir a períodos longos de estiagem''. Outra dica, completa a especialista, é não plantar com solo úmido porque isso facilita o amassamento da terra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.