CI

Semana começa com ar polar e chuvas volumosas

Acumulados podem superar 50 mm na costa da Região Sudeste


Foto: Pixabay

A segunda-feira (21/03) será marcada pela atuação da frente fria na costa da Região Sudeste e o domínio de uma área de alta pressão no Centro-Sul do Brasil. As chuvas continuam com potencial para grandes volumes no litoral da região sudeste, ao passo que o tempo fica firme em boa parte do Centro-Sul. 

As chuvas também diminuem na metade sul da região nordeste e nas áreas adjacentes. Porém, na faixa norte do território nacional a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) garante o padrão de chuvas volumosas. 

Além disso, as temperaturas seguem amenas no Sul, com termômetros podendo registrar marcas abaixo dos 10°C nas áreas serranas.  As chuvas poderão ser volumosas 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

Chove em quase todos os estados da região norte. A exceção fica para o extremo norte de RR onde o tempo será seco, e sobre o TO, as chuvas ficam mais fracas e esparsas. Contudo, na região do Baixo Amazonas, centro do PA e regiões no entorno de Manaus, as instabilidades podem ser intensas e gerar chuvas expressivas, bem como ao norte da Ilha de Marajó e AP, devido à atuação da ZCIT.

Região Nordeste

As chuvas continuam atuando sobre a região especialmente na faixa norte do nordeste, devido à maior atuação da ZCIT. As instabilidades poderão gerar acumulados expressivos, especialmente sobre o norte do PI, onde a previsão indica volumes acima dos 30 mm. Mas vale ressaltar que pontualmente as chuvas poderão ser intensas também ao norte do CE e oeste da PB. Por outro lado, as chuvas serão mais irregulares sobre a metade sul do MA e sul do PI, e sobre grande parte do interior Baiano a condição é de tempo seco.

Região Centro-Oeste

A presença de uma área de baixa pressão, a grande quantidade de umidade e as instabilidades de altitude serão os principais ingredientes para as chuvas sobre a região. Pode chover sobre a grande região do Pantanal, norte do MS e em praticamente todo o MT.  Entretanto, as chuvas terão uma distribuição irregular, principalmente no leste do MT. Já sobre o GO as chuvas podem ocorrer nos extremos sul e norte do estado, e na forma de pancadas isoladas e passageiras. E, por fim, na metade sul do MS, o tempo será dominado pela área de alta pressão que impede a formação das nuvens carregadas.

Região Sudeste

A frente fria permanece estacionada na costa da região, contribuindo para chuvas volumosas. Além do posicionamento da frente fria, os ventos que sopram do oceano para a costa da região contribuem com o reforço na quantidade de umidade que chega entre o litoral de SP até o ES, promovendo chuvas a qualquer momento do dia. Desta forma, a semana inicia com mais um dia de chuvas volumosas no RJ, onde os acumulados podem superar os 50 mm pontualmente. As instabilidades também poderão ocorrer no Triângulo e Leste Mineiro, mas com baixos volumes. 

Região Sul

O domínio será de tempo seco e temperaturas amenas em grande parte da região. Este padrão no início da semana é resultado da alta pressão que fica na retaguarda da frente fria. Porém na costa de SC e do PR, os ventos que sopram de leste vão trazer muita umidade do oceano para a região, favorecendo um tempo mais encoberto e chuvoso até a parcela central dos estados. Entretanto as chuvas serão fracas e poderão ocorrer a qualquer momento do dia. Nas serras de SC e do RS, as temperaturas mínimas podem ser inferiores aos 10°C.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.