Semana começa o retorno das instabilidades
Chuvas podem ganhar força entre hoje e amanhã

A segunda-feira (27/06) tem o retorno de algumas instabilidades sobre a região. Os fatores que contribuem para as chuvas na região, são principalmente devido aos ventos mais intensos nas camadas mais altas da atmosfera (10 km de altitude).
Além disso, nesta segunda, novamente temos o forte suporte de ar quente e úmido proveniente da região amazônica, trazido com os Jatos de Baixos Níveis.
Não há perspectivas de volumes muito expressivos e as chuvas ficam concentradas na metade sul do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem se aproximar dos 20 mm e ocorrer preferencialmente no período da tarde e noite.
Apesar da grande presença de nebulosidade sobre Santa Catarina e no sul e leste do Paraná, não há condições para chuvas nesses estados. Porém os termômetros continuam com marcas amenas, até mesmo no período da tarde.
A tendência para terça, indica a intensificação dessas instabilidades, especialmente sobre o Rio Grande do Sul. E também as chuvas avançam sobre o estado de Santa Catarina, com alguns pontos podendo registrar temporais localmente fortes que poderão ser acompanhados de eventuais transtornos como queda de granizo e vendavais.
Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*