CI

Semana da Agricultura Familiar destaca avanços no meio rural brasileiro

O ministro Guilherme Cassel fez um balanço da atuação do MDA


O fortalecimento da agricultura familiar, o Programa Nacional de Crédito Fundiário, o desenvolvimento territorial e a participação social são alguns dos temas que estão em debate na Semana da Agricultura Familiar. O evento, que começou na quarta-feira (08-12) e terminou nesta sexta-feira (10-12), reúne representantes de organizações públicas e sociais e técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O ministro Guilherme Cassel fez um balanço da atuação do MDA e destacou a importância da agricultura familiar no combate à miséria no campo onde, segundo ele, 4,8 milhões de brasileiros saíram da condição de pobreza nos últimos anos e que o índice de extrema pobreza foi reduzido de 25% para 14%, beneficiando 3,3 milhões de pessoas. “A renda da agricultura familiar cresceu 33% desde 2003, três vezes mais que no meio urbano. Hoje, os brasileiros sabem que a agricultura familiar é um espaço de produção e de desenvolvimento econômico”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, que também participou do evento, disse que a estratégia territorial contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento do meio rural. “Colocamos na agenda governamental e de vários governos estaduais os instrumentos para o planejamento e a gestão social das políticas públicas com enfoque territorial”.

Fernanda Corezola, diretora do Departamento de Ações de Desenvolvimento Territorial (Deter), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA lembrou que “o diferencial da estratégia territorial está na mobilização social”, fator determinante para a implementação das políticas de desenvolvimento do campo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.