CI

Semana da Alimentação é comemorada na região de Ijuí (RS)

Segundo a FAO, as cooperativas estariam presentes em todos os países e setores, incluindo agricultura, alimentação, finanças, saúde, comercialização, seguros e crédito


Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo, este foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro. Segundo a FAO, as cooperativas estariam presentes em todos os países e setores, incluindo agricultura, alimentação, finanças, saúde, comercialização, seguros e crédito. Estima-se que elas sejam responsáveis pela geração de mais de 100 milhões de empregos.

“No mundo de hoje, com oportunidades técnicas e econômicas sem precedentes, consideramos totalmente inaceitável que mais de 100 milhões de crianças menores de cinco anos tenham peso insuficiente e não possam, portanto, alcançar o seu potencial humano e socioeconômico, e que a subnutrição infantil seja a causa de morte de mais de 2,5 milhões de crianças por ano”, afirma o mais recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado no começo deste mês. Ainda segundo o relatório, a relação entre crescimento econômico e melhoria da nutrição tem sido fraca, dependendo, por isso, de uma articulação integrada entre agricultura, nutrição e saúde.

Ao mesmo tempo em que a Ásia lidera em número de pessoas com fome - são 563 milhões de subnutridos -, o Brasil registra avanços. Conforme apontou a ONU, o programa Bolsa Família é uma referência positiva para promover a capacitação econômica das comunidades. O Brasil, segundo dados do relatório, conseguiu reduzir de 14,9%, no período de 1990 a 1992, para 6,9% nos anos de 2010 a 2012, o percentual de subnutridos. Contudo, cerca de 13 milhões de brasileiros passam fome ou sofrem com desnutrição.

No Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar, juntamente com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS), Conselho Regional de Nutricionistas do RS (CRN), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Ação Cidadania, é a promotora da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, que ocorrerá no período de 16 a 21 de outubro, em Porto Alegre e nos municípios gaúchos.

Na região de Ijuí, as comemorações seguem o seguinte calendário:

Ijuí
Realiza no dia 16 de outubro, o Encontro de Experiências da Cultura Alimentar das Etnias, às 15 h, em frente ao pavilhão 5 do Parque Wanderley Burmann. São esperadas 100 pessoas para o evento, que também é promovido pela Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan).

Jóia
Comemora o Dia Mundial da Alimentação no dia 23 de outubro. O VII Encontro de Segurança Alimentar será realizado na comunidade São José, às 10h, com a presença estimada de 200 pessoas.

Coronel Barros
Promoverá no dia 26 de outubro, o Encontro Municipal do Idoso e do Dia Mundial da Alimentação, às 14 h, no Centro de Convivência. O evento também é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Saúde.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.