CI

Semana Estadual da Água movimenta o RS

Os sistemas de irrigação são importantes para a sustentabilidade, evitando perdas de safras ou alimentos, por falta de água no solo


Desde o dia 25 de setembro até 02 de outubro, acontece a 17ª Semana Interamericana da Água e a 10ª Semana Estadual, promovida pela Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O tema para essa edição é Água – incolor, inodora, insípida e indispensável.

A situação da água no planeta conta, hoje, com 97,50% de águas dos mares e oceanos, das geleiras 1,70%, subterrânea 0,7%, rios e lagos 0,06% e outros com 2,50%. Todas essas fontes originam dos mares e oceanos. Segundo o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel, a quantidade do produto no planeta “é a mesma desde sempre”.

Devido à importância da manutenção dos recursos hídricos, a Emater/RS-Ascar planejou alguns eventos com objetivo de conscientizar sobre a preservação e usos adequados. Dia 29, em Ilópolis, haverá demonstração técnica de proteção de fonte; em Pedras Altas, acontecerá uma palestra sobre a qualidade da água; e, em Barra do Sul Azul, uma palestra sobre preservação de água e legislação ambiental.

Já no dia 30, em Cerro Largo acontecerá uma oficina sobre água; em Porto Xavier será apresentado um painel sobre a qualidade da água, montado a partir de uma análise da água coletada em uma caminhada pelas margens do arroio Pessegueiro; Ilópolis terá uma Tarde de Campo sobre proteção de fonte e preservação ambiental; Guarama contará com o evento Abraço pelo Futuro da Água; e Roca Sales também contará com algumas palestras referentes à Semana Estadual da Água.

No País, a irrigação cresceu 23% nos últimos 8 anos. Os sistemas de irrigação são importantes para a sustentabilidade, evitando perdas de safras ou alimentos, por falta de água no solo. Segundo José Enoir Daniel, para que não haja grandes impactos ambientais, “é necessário que mais açudes e barragens sejam construídos para armazenar água das chuvas que ocorrem principalmente em épocas em que se usa pouca água para irrigação, no inverno. A transposição de água, com a armazenagem no inverno para uso no verão, é sustentável e eficaz”.

Confira algumas curiosidades sobre a água:

- Cerca de 75% da Terra é coberta por água;
- Uma gota de água fica nove dias no ar para depois precipitar;
- Uma gota de água fica no glacial até 40 anos, no lago até 100 anos, no subsolo de 200 a 10 mil anos, antes de voltar ao ciclo hidrológico;
- Uma molécula de água pode permanecer no oceano até 40 mil anos;
- 0,005% da água se movem por dia no ciclo hidrológico.
- A água retorna ao planeta através da evaporação, transpiração e restos culturais;
- A planta não consome água, ela a utiliza para realizar os seus processos fisiológicos.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.