Semana Internacional do Café 2016 registra incremento de 8% nos negócios

Agronegócio

Semana Internacional do Café 2016 registra incremento de 8% nos negócios

Principal encontro da cadeia produtiva do setor gerou um volume de negócios da ordem de R$ 25 milhões.
Por:
294 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

Após três dias de programação intensa em Belo Horizonte, o balanço final da quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC), maior encontro da cadeia produtiva do setor cafeeiro e um dos mais importantes do mundo, é extremamente positivo. O evento, que aconteceu entre 21 e 23 de setembro, gerou um total de R$ 25 milhões em negócios – movimentados apenas na feira, sem mensurar os valores obtidos indiretamente, no pós-evento.

O desempenho revela ainda um incremento de 8% em relação ao ano passado, considerando-se número de expositores e público. Mais de 14 mil visitantes, nacionais e internacionais, estiveram no Expominas para acompanhar os 25 eventos simultâneos, as 68 palestras e workshops e mais de 30 sessões de cupping, com, aproximadamente, 2.250 xícaras provadas.

Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer o 11º Espaço Café Brasil, maior feira do segmento, que reuniu um total de 103 expositores e 155 marcas. Para a participação no concurso Coffee of The Year, foram computadas mais de 180 amostras de café, sendo que 100, de excelente qualidade, foram selecionadas para apresentação nas rodadas de negócios.

A Emater-MG esteve presente no evento e organizou uma caravana de 235 cafeicultores, do interior do Estado, para participar da SIC.  Os agricultores vieram de oito municípios do Sul de Minas  e da Zona da Mata. Eles participaram do Fórum da Agricultura Sustentável 2016: Como Realizar Boas Práticas Ambientais e tiveram contato com expositores e compradores de café.

Para o  assessor especial do café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Niwton Moraes, a feira veio consolidar e fortalecer todo o elo da cadeia produtiva do café, do grão à xicara, envolvendo de forma especial desde produtor até o topo da cadeia que é o consumidor.

Realizada desde 2013, a SIC tem como objetivo fortalecer e valorizar o segmento cafeeiro, um dos maiores da economia nacional e cujo produto é o principal do agronegócio brasileiro. Neste ano, participaram produtores, baristas, cooperativas, indústrias, segmentos de máquinas e equipamentos para o setor, embalagens, serviços de cafés, e-commerce e indústria de cápsulas.

A programação incluiu eventos técnicos, como o Seminário Internacional DNA Café 2016, o Fórum da Agricultura Sustentável, Encontro Educampo e a Cafeteria Modelo, além de Rodada de Negócios & Coffee of the Year, 5ª Copa Barista, entre outras atrações.


Números gerais da SIC 2016

- Visitantes nos três dias: mais de 14 mil

- Total de expositores: 103

- Marcas expositoras: 155 marcas

- Negócios iniciados no evento: R$ 25 milhões

- Amostras de café nas rodadas de negócios: 100

- Total de eventos simultâneos: 25

- Total de sessões de cupping: mais de 30 sessões, com, aproximadamente, 2.250 xícaras provadas

- Total de palestrantes: 68

- Amostras inscritas para o COY 2016: Mais de 180

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink