CI

Semana Municipal do Meio Ambiente mobilizou a comunidade de Independência

No período de 1º a 05/06, a comunidade de Independência foi convidada a refletir e se mobilizar em prol do meio ambiente.


No período de 1º a 05/06, a comunidade de Independência foi convidada a refletir e se mobilizar em prol do meio ambiente. Com o lema, "Casa Comum, nossa responsabilidade", Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Independência, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, escolas municipais e estaduais, universidades e Conselho Municipal do Meio Ambiente uniram forças em uma intensa programação que contemplou mais de 400 pessoas, entre alunos, professores, agricultores e lideranças municipais. 

Durante a semana, a comunidade teve a oportunidade de participar de um ciclo de palestras abordando temas como erosão do solo, cuidados com a água, zoonoses e inspeção veterinária, vegetação urbana, alimentação saudável, resíduos sólidos urbanos, ações relacionadas ao comércio e uso de agrotóxicos no Estado e Código Florestal Brasileiro. 

Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Paulo Sartori, que esteve presente como debatedor nas palestras sobre ações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) em relação ao comércio e uso de agrotóxicos no RS e sobre o Código Florestal, a programação teve como proposta central a conscientização, classificação, estímulo ao destino correto das embalagens e uso racional dos agrotóxicos. "Sobre o código florestal foram abordadas as leis, áreas de preservação permanente e reconstituição da mesma quando necessário, reserva legal com possibilidades de exploração sustentável e uso do solo de acordo com a sua aptidão agrícola", destacou. 

Neste domingo (05/06), um culto ecumênico seguido de mateada e tertúlia encerraram a programação especial voltada à Semana do Meio Ambiente. Além disso, foi realizado, de forma simbólica, o plantio de três mudas de ipê roxo, amarelo e vermelho, na praça João Saffi. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.