Semente transgênica é opção no combate às plantas daninhas

Agronegócio

Semente transgênica é opção no combate às plantas daninhas

Produtores de soja defendem o cultivo de OGM, pois representam uma alternativa no controle de mais de 150 espécies de plantas daninhas
Por: -Talita Ormond
14 acessos

A maioria dos produtores de grãos, especialmente os da soja, defende o cultivo de sementes transgênicas, uma vez que se apresentam como alternativa no controle de mais de 150 espécies de plantas daninhas. Além disso, a utilização de cultivares desenvolvidas para as condições de clima e solo da região do Cerrado é essencial para a obtenção de alta produtividade.

Os especialistas verificam que o uso de “sementes piratas” coloca em risco, não só a produtividade da lavoura, como também pode ser a fonte de introdução de novas doenças. A transgênica da soja, a Roundup Ready (RR), apresentou resultados que garantiram a segurança e rentabilidade da plantação em Mato Grosso. Além disso, a conservação do meio ambiente é mais uma das bandeiras levantadas pelos produtores que adquirem a semente transgênica.

Outro argumento usado a favor do uso de soja RR é o menor custo de produção, quando comparado à semeadura de uma soja convencional. Ainda assim, a economia decorrente da substituição do uso de herbicidas tradicionais pelo RR é praticamente anulada, devido ao preço da semente transgênica, recorrente do pagamento dos “royalties”, cobrança pelo uso dessa tecnologia. Dessa forma, o custo de produção. em Mato Grosso. de uma lavoura convencional e semelhante a de uma lavoura de soja RR.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink