CI

Seminário ABC no RS

Especialistas se reunem na Farsul para debater práticas sustentáveis de produção que reduzam as emissões de carbono


Especialistas se reunem na Farsul para debater práticas sustentáveis de produção que reduzam as emissões de carbono e garantam o crescimento da produção com preservação ambiental
Cerca de oitenta produtores rurais, técnicos de órgãos públicos, bancos e de federações estaduais de agricultura e pecuária participam hoje (14-02), em Porto Alegre (RS), do quarto e último Seminário Agricultura de Baixo Carbono (ABC), parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com a Embaixada Britânica. O objetivo do seminário é compartilhar informações sobre o Programa ABC, do Governo federal, que disponibiliza R$ 3,5 bilhões na safra atual para investimentos em práticas e tecnologias sustentáveis voltadas para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs). O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (FARSUL), Carlos Sperotto, participará do encerramento do seminário, às 17h.

Durante o dia, vários especialistas se reunirão na sede da FARSUL para debater temas relacionados às práticas sustentáveis de produção que reduzam as emissões de carbono e garantam o crescimento da produção brasileira aliada à preservação ambiental. Após a abertura do seminário, Camila Nogueira Sande, assessora da CNA apresentará o Guia da Agricultura de Baixo Carbono, elaborado pela entidade e pela Embaixada Britânica com orientações sobre o Programa ABC. Às 10h, o fiscal federal agropecuário Ricardo Furtado, falará sobre as expectativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para o programa. As discussões da parte da manhã se encerram com a apresentação, às 11h15, das tecnologias para a agricultura de baixo carbono, tema de palestra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Na parte da tarde, a partir das 14h, será conhecida a experiência do produtor Cláudio Antônio Kellermann, que tem propriedade rural nos municípios de Fortaleza dos Valos e Piratini, ambos no Rio Grande do Sul, com agricultura de baixo carbono. O técnico engenheiro agrônomo Bernardo Palma falará sobre o processo de elaboração dos projetos exigidos pelas instituições financeiras para concessão dos financiamentos. Renir Renato Resener, do Banco do Brasil (BB), falará, às 15h, sobre a linha de crédito para financiamento da agricultura de baixo carbono. O Banco do Brasil tem R$ 850 milhões para financiamento de projetos da agricultura de baixo carbono no ano-safra 2011/2012. Os financiamentos têm juro de 5,5% ao ano e prazo de 20 anos para pagamento. MAPA, Embrapa e Banco do Brasil apóiam a iniciativa desenvolvida pela CNA e pela Embaixada Britânica.

Seminários – A idéia de preparar seminários regionais para discutir o assunto surgiu a partir da demanda de produtores rurais, que relatam dificuldades para a contratação dos recursos do programa, lançado pelo Governo federal em 2010. O programa é um dos pontos do Plano ABC, que inclui várias etapas, que vão desde a capacitação de técnicos, produtores rurais e agentes de bancos, passando pela divulgação, regularização ambiental e fundiária, fornecimento de insumos, plantio de sementes e mudas, até a criação de planos estaduais de agricultura de baixo carbono. Além do Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais e Bahia já realizaram seminários para discutir o tema.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.