CI

Seminário aborda qualidade da água

O evento, que é aberto ao público, tem como objetivo apresentar e discutir experiências de monitoramento participativo da qualidade da água nos Estados Unidos, Minas Gerais e Ceará


O Seminário Vigilantes da Água é realizado nesta segunda-feira, 8 de junho, no auditório da Embrapa Agroindústria Tropical. O evento, que é aberto ao público, tem como objetivo apresentar e discutir experiências de monitoramento participativo da qualidade da água nos Estados Unidos, Minas Gerais e Ceará.

O projeto Vigilantes da Água ou Global Water Watch tem como objetivo monitorar a qualidade de fontes de água utilizadas para consumo humano. Para isso, capacita e forma agentes ambientais pertencentes à própria comunidade, denominados "Vigilantes da Água".

O Programa surgiu no Alabama/EUA, na Universidade de Auburn, e se espalhou por diversos países, como Filipinas, Equador e Indonésia. No Brasil, o Programa teve sua experiência pioneira no Vale do Jequitinhonha, região semi-árida de Minas Gerais. No Estado do Ceará, as atividades foram iniciadas em 2006, por meio de projeto da Embrapa Agroindústria Tropical.

O Seminário Vigilantes da Água contará com a presença de Bryan Lee Duncan, da Universidade de Auburn, que falará do monitoramento participativo da qualidade da água nos Estados Unidos. Também estará presente Carlos Eduardo Siste, do Fundo Cristão para Crianças, que abordará a experiência do projeto Vigilantes da Água no Vale do Jequitinhonha (MG).

Os grupos de Vigilantes da Água monitoram as fontes de água para consumo humano nas comunidades onde atuam. De acordo com o Analista da Embrapa Agroindústria Tropical, Enio Giuliano Girão, os grupos são capacitados com técnicas simples de educação ambiental e de análise da qualidade da água. Dessa forma, podem identificar problemas de poluição e degradação das fontes de água que abastecem as comunidades. Para a análise da água, eles recebem kits de monitoramento, certificados pelo programa Global Water Watch (GWW), com os quais são avaliados a presença de coliformes fecais na água de consumo humano.

Os vigilantes organizam encontros periódicos nas comunidades, utilizam os resultados encontrados nas análises para discutir e mobilizar as famílias para os problemas diagnosticados, seus impactos sobre a saúde e o bem-estar das pessoas, bem como discutir soluções visando recuperar e proteger as fontes de água.

Programação

8:30 Abertura: Dr. Vítor Hugo de Oliveira (Chefe Geral da Embrapa Agroindústria Tropical)
8:45 Global Water Watch - monitoramento participativo da qualidade da água nos Estados Unidos da América (Dr. Bryan Lee Duncan, Universidade de Auburn)
9:30 Projeto Vigilantes da Água no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais (Carlos Eduardo Siste, Fundo Cristão para Crianças)
10:15 Intervalo
10:30 Projeto Vigilantes da Água no Vale do Jaguaribe, Ceará. (Enio Girão, Embrapa Agroindústria Tropical)
11:15 Módulo de monitoramento do Projeto Vigilantes da Água (Quirino Filho, JQ Sistemas Informatizados)
11:45 Debate
12:00 Almoço livre
14:00 Caracterização geoambiental de microbacias hidrográficas: (Rosilene Aires, Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará)
14:45 A identidade visual do Projeto Vigilantes da Água no Brasil (Cristiana Andrade, Associação Ceará Design)
15:00 Debate e encerramento

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.