CI

Seminário da Agricultura Familiar é realizado em Alpestre

Mais de 300 pessoas participaram do Seminário, organizado nas dependências da Escola, na Linha Sertãozinho


Para promover a capacitação de agricultores, professores e alunos sobre tecnologias agroecológicas aplicáveis à agricultura familiar a Escola Estadual de Ensino Fundamental Tomé de Souza, promoveu na última terça-feira (25/10), a quarta edição do Seminário da Agricultura Familiar. A Emater/RS-Ascar foi uma das apoiadoras do evento, juntamente com a Casa Familiar Rural, Cooperativa Extremo Norte, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Mais de 300 pessoas participaram do Seminário, organizado nas dependências da Escola, na Linha Sertãozinho.

Segundo os organizadores, o Seminário tem como objetivo oportunizar formação aos agricultores e seus filhos, para que estes obtenham conhecimento sobre a sustentabilidade da agricultura familiar aliada ao desenvolvimento tecnológico do campo. Após a abertura do evento, com a participação de autoridades locais e apresentação artística da escola, teve início o ciclo de palestras, que abordou temas como organização da propriedade e autoestima das famílias, uso de agrotóxicos e os prejuízos para a saúde, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Previdência Social no Campo e educação no campo como alternativa de desenvolvimento social.

A palestra sobre organização da propriedade e qualidade de vida no meio rural foi ministrada pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer, que enfatizou as ações da Campanha Regional Minha propriedade, meu paraíso, realizada nos 42 municípios de atuação da Emater/RS-Ascar nesta região, com o objetivo de promover junto às famílias rurais a organização e melhoria de arredores, por meio de práticas de paisagismo e jardinagem, visando à qualidade de vida das famílias do campo.

A programação da tarde continuou com visitação às oficinas de agroecologia apresentadas pelos alunos da escola. Os temas abordados nas oficinas foram carneiro hidráulico, galinheiro móvel, erva-mate, produtos à base de soja, orçamento familiar, plantas tóxicas, resgate da biodiversidade na alimentação, horta vertical, solo e adubação verde, defensivos naturais, artesanato, entre outros.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.