CI

Seminário de Residência em Veterinária reunirá profissionais em SP

Será lançado o livro "Diretrizes Nacionais para Programas de Residência em Medicina Veterinária"


Será lançado o livro "Diretrizes Nacionais para Programas de Residência em Medicina Veterinária" e todos os participantes receberão um exemplar

Com mais de 30 anos de existência, a discussão sobre a Residência em Medicina Veterinária será tratada no II Seminário Brasileiro sobre o tema. O encontro será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo, SP. O evento é organizado pela Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e destina-se a profissionais, docentes e estudantes da área.

Nesta edição o encontro irá discutir as experiências acadêmicas, expor o perfil ideal dos Programas de Residência em Medicina Veterinária (PRMV) do País, além de apresentar critérios e ações para qualidade acadêmica dos PRMVs.

Dentre os temas abordados no encontro, ainda destacam-se: o Plano de Atividades nos PRMVs; teoria e Prática nos PRMVs e o desenvolvimento da competência relacional; processo de reconhecimento e acreditação dos Programas, bem como panorama dos Programas de Residência reconhecidos pelo CFMV atualmente, entre outros.

Durante o evento haverá, ainda, o lançamento da publicação: "Diretrizes Nacionais para Programas de Residência em Medicina Veterinária" - perfil ideal definido de acordo com a Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária do CFMV. Todos os inscritos receberão um exemplar.

Para mais informações sobre o evento cosulte www.cfmv.org.br. O Seminário será realizado no hotel Quality Suites que fica localizado na Rua da Consolação, 3555, em São Paulo, SP.

Sobre a Residência - A regulamentação e padronização dos PRMVs é uma preocupação antiga do CFMV, que atua para consolidação da qualidade e segurança do exercício da profissão. Por mais de 30 anos essa modalidade especial de ensino existiu sem padrões definidos. A primeira ação concreta de reconhecimento e certificação foi feita pelo CFMV, que definiu, junto às instituições de ensino superior, normas para regulamentar a atividade no Brasil. O CFMV continua preocupado com a qualidade desses cursos, e para isso, tem um sistema de avaliação e acreditação voluntário para as Instituições de Ensino Superior (IES), no qual existem atualmente 20 Programas de Residência em Medicina Veterinária reconhecidos.

“Os PRMVs são conceituados como cursos de pós-graduação lato sensu que se caracterizam pelo treinamento supervisionado em exercício profissional, sob permanente acompanhamento e são destinados a Médicos Veterinários recém-formados”, comenta o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Por meio da Resolução n.º 895 de 2008, o CFMV estabeleceu diretrizes nacionais reguladoras dos padrões de qualidade dos PRMVs. Estas normas surgiram devido ao esforço da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária, que, por cinco anos, avaliou o trabalho feito junto a diferentes instituições e criou o documento que traça o perfil ideal para o exercício da Residência.

Serviço:
Evento: II Seminário Brasileiro de Residência em Medicina Veterinária
Data: 16 e 17 de agosto
Local: Quality Suites Imperial Hall - Rua da Consolação, 3555, São Paulo, SP
Mais informações: www.cfmv.org.br
As informações são da assessoria de imprensa da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.