CI

Seminário debate criação de raças nativas

Criação de animais que tenham raças nativas do Brasil


Para discutir a importância da criação de animais que tenham raças nativas do Brasil na agricultura familiar agroecológica, será realizado de terça (17) a quinta-feira (19) um seminário promovido pelo Incra da Paraíba. O encontro é no Santuário de Padre Ibiapina, no município de Arara, no Agreste paraibano, a cerca de 170 quilômetros da capital João Pessoa.

Além de aprofundar a reflexão sobre a importância das raças nativas na agricultura familiar, os participantes do Seminário terão a oportunidade de analisar a influência das especializações e suas ameaças ao sistema de criação animal da agricultura familiar de base agroecológica e convivência com o Semiárido. A programação do evento inclui ainda momentos para a identificação dos desafios e das perspectivas para o futuro, no sentido de fortalecer o resgate das raças nativas, e ainda a apresentação e discussão dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por todas as entidades participantes.

O Seminário sobre raças nativas e adaptadas na agricultura familiar agroecológica é uma promoção da ASPTA - agricultura familiar e agroecológica; Coletivo Asa Cariri (Casaco); Coletivo Regional do Cariri, Seridó e Curimataú; Grupo de Trabalho “Criação Animal” da Articulação no Semiárido Paraibano (ASA Paraíba); Instituto de Assessoria e Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS); Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Núcleo de Estudos em Agricultura Ecológica do Sertão Paraibano (Naesp) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB); Polo Sindical da Borborema e Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (Patac).

A comissão organizadora do Seminário é formada por lideranças agricultoras vinculadas às dinâmicas sociais de transição agroecológica no Estado e às organizações dos movimentos sociais do campo, como também às famílias agricultoras que atuam como guardiãs de raças nativas de animais. Também integram a organização do evento representantes de organizações e movimentos sociais do campo, como a Via Campesina e assessores e técnicos da ASA Paraíba e de entidades prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em assentamentos paraibanos, bem como assessores e técnicos de órgãos e instituições comprometidos com a agroecologia e a agricultura familiar camponesa.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259 - http://www.incra.gov.br/pb

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.