CI

Seminário debate uso sustentável do solo

Evento abordará manejo da terra para qualidade ambiental e produção de alimentos


A importância do uso e manejo sustentável do solo no processo produtivo agropecuário será o tema do Seminário sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo, nesta quinta-feira, 14 de abril, a partir das 9h, no auditório do Ministério da Agricultura, em Brasília.

O evento é promovido pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, em homenagem ao dia do solo, comemorado no dia 15 de abril.

“O solo é a base da produção agropecuária, de fibras e de energia para o país. Além disso, é um componente essencial dos ecossistemas onde promovemos o nosso desenvolvimento socioeconômico. Por isso, a preocupação para com a sua sustentabilidade”, explica o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista, Maurício Carvalho de Oliveira.

A programação será composta por três palestras, ministradas por pesquisadores de reconhecidas instituições brasileiras. Entre os temas que serão abordados estão o funcionamento biológico do solo, a sustentabilidade de sistemas agrícolas e o plantio direto na palha.

Uma das palestrantes será a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Ieda de Carvalho Mendes. Ela explicará como o uso de indicadores biológicos pode auxiliar o agricultor na melhoria das condições físicas e biológicas e da produtividade do solo. “Por meio de bioindicadores, o produtor pode avaliar se o sistema de manejo que ele utiliza está favorecendo ou desfavorecendo o funcionamento biológico do solo”, salienta.

Programas do Ministério
O Ministério da Agricultura desenvolve diversos programas e atividades voltadas para promover a conservação e o uso sustentável do solo. Uma delas é o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que estimula práticas como o planto direto na palha e a recuperação de áreas degradadas de modo a melhorar a produtividade da terra e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Outra iniciativa é o projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas (Pisa), que incentiva a adoção de tecnologias e sistemas agropecuários sustentáveis no processo de produção e na recuperação da capacidade produtiva dos solos.

Um dos principais problemas da agropecuária brasileira é a degradação química, física e biológica do solo. Persiste a cultura nociva de se arar a terra para o plantio. A prática expõe o solo aos agentes causadores da erosão - como a água das chuvas, os ventos e o próprio sol - além de emitir gases de efeito estufa pela queima da matéria orgânica do terreno.

Programação:

9h – Abertura do Seminário/ Erikson Chandoha, secretário da SDC
9h30 - Funcionamento biológico do solo e a sustentabilidade de sistemas agrícolas/ Ieda de Carvalho Mendes, pesquisadora da Embrapa Cerrados
10h30 - Plantio direto de qualidade – gargalos e desafios/ Clayton Giani Bortolini, engenheiro agrônomo da Fundação Rio Verde (MT)
11h15 - Diversificação de sistemas produtivos através do uso de plantas de cobertura e rotação de culturas em Sistema de Plantio Direto – relevância na conservação e manejo do solo/ Ademir Calegari, pesquisador do IAPAR

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.