CI

Seminário discute agricultrura familiar brasileira e o mercado de orgânicos

O evento acontece na Alemanha, dia 15 de fevereiro


O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Planeta Orgânico realizam, dia 15 de fevereiro, em Nuremberg (Alemanha) um seminário para mostra o crescimento da agricultura familiar brasileira nos mercados de produtos orgânicos doméstico e internacional. O evento acontece na véspera da Biofach, maior feira de produtos orgânicos que recebe 43 mil profissionais do segmento de 124 países.

O MDA participa do estande do Projeto Organics Brasil, que terá oito empresas expositores e mais de 20 como visitantes na Biofach e ainda contará com 10 cooperativas aptas para exportação que trabalham com produtos como cacau, café, castanha de caju, mel, umbu, cachaça, açúcar e guaraná.

O coordenador do Projeto OrganicsBrasil, Ming Liu, vai mostrar as oportunidades de negócios para os produtores familiares, os dados mais recentes do setor no Brasil e como explorar o potencial da marca Brasil.

O tema do painel de abertura do Seminário será Oportunidades para o Mundo Sustentável na Copa 2014, com o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar, Arnoldo Campos, que destacará as oportunidades de parceria com o setor privado, particularmente com o projeto Talentos Brasil Rural.

Entre os palestrantes:
Julio Pinho (gerente de Agroextrativismo do Ministério do Meio Ambiente) apresentará o Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB) que tem como objetivo desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade, na construção de mercados sustentáveis.

Iran Trentim (presidente da Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista) apresenta a recém criada ABRABIO, que congrega 12 mil famílias do meio rural de 18 estados brasileiros, com um faturamento anual de aproximadamente R$ 25 milhões. “A meta é expandir e saltar de 52 empreendimentos associados para 200 no decorrer de 2011”.

Rogério Ern (Secretaria da Agricultura Familiar) apresenta o Marco Legal, Políticas Públicas, Desafios e Oportunidades. Maria Beatriz Martins Costa (diretora executiva do Planeta Orgânico) falará sobre o valor agregado da agricultura familiar do Brasil, ressaltando o crescente interesse do consumidor em conhecer a origem dos produtos.

Jedielson de Jesus Oliveira (representante da Copoam – Pará) e Terezinha Maria de Oliveira Medeiros (representante da Coopercaju – Rio Grande do Norte) falarão sobre suas trajetórias no mercado de orgânicos.

O Seminário receberá convidados das principais redes de distribuição de orgânicos da Europa e Estados Unidos e conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Berlim que será representada por seu Chefe do Setor de Promoção Comercial, Leonardo Cleaver de Athayde.
Informações:
Seminário Sociobiodiversidade Brazileira e a Copa 2014
Nuremberg – 15 de fevereiro – 9h30 às 17h – Hotel Holiday Inn
www.organicsbrasil.org
 
As informações são da assessoria de imprensa do Projeto Organics Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.