CI

Seminário do Arroz aborda meio ambiente em Mostardas/RS

Evento acontece no dia 27 de maio no Auditório Municipal Mathias Azambuja Velho


Produtores e interessados na cultura do arroz participam do 5º Seminário do Arroz de Mostardas e Tavares, que acontecerá na próxima sexta-feira (27), a partir das 13 horas, no Auditório Municipal Mathias Azambuja Velho, no município. Às 11h30, terá um almoço beneficente organizado pelo Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Emílio Ferreira de Lemos, no Salão Paroquial, em frente à praça central.

O evento conta com o painel sobre o meio ambiente que destaca a entrega do Selo Ambiental da lavoura de arroz irrigado do Rio Grande do Sul – safra 2010/11, às 13h30. O prêmio será entregue pelo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira.

Em seguida, o físico e doutor em Meteorologia e Proteção Ambiental nos Estados Unidos e PhD em Hidrologia de Florestas, Luiz Carlos Baldicero Molion, fala sobre Aquecimento Global: Mitos e Verdades. A palestra Irrigação e Meio Ambiente:Direitos e Deveres será ministrada pela Bacharel em História Natural e pós-graduação na Alemanha em Resíduos Sólidos Industriais, Leda Famer.

A Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte (Aproarroz) será a responsável pela palestra sobre Denominação de Origem do Arroz do Litoral Norte gaúcho. O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha, apresentará o Cenário Geopolítico para o Arroz.

Segundo o Comitê Gestor do Selo Ambiental do Irga, a certificação dá ao produtor o reconhecimento quanto ao uso de boas práticas de manejo que são importantes do ponto de vista social e da gestão da propriedade rural. De Mostardas, dois produtores serão contemplados: Luiz Carlos Cardoso Terra, Passo do Mina e Edgardo Marques da Rocha Velho, Fazenda Ranchinho.

Paralelo as palestras, os participantes poderão realizar perguntas sobre os assuntos abordados. Também haverá degustação de produtos a base do cereal. O evento contará com a presença do coordenador da regional do Irga de Santo Antônio da Patrulha, José Gallego Tronchoni e a engenheira agrônoma do Irga de Mostardas, Melissa Terra.

O 5º Seminário do Arroz é promovido pela Associação dos Arrozeiros de Mostardas e Tavares e conta com apoio do Irga.
 
As informações são da assessoria de imprensa do Irga

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.