CI

Seminário na internet aborda produção orgânica de banana

A produção orgânica de banana vai ser o tema principal do seminário que a Embrapa Mandioca e Fruticultura


Foto: Marcel Oliveira

A produção orgânica de banana vai ser o tema principal do seminário que a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai abordar na quinta-feira, 20 de agosto, às 9h30, no YouTube.

O manejo do solo e suprimento de nutrientes para bananeira em sistema orgânico vai ser apresentado pela pesquisadora Ana Lúcia Borges, representante da Empresa na Comissão de Produção Orgânica da Bahia, fórum composto por membros de entidades governamentais e não-governamentais, enquanto o manejo de pragas e doenças da bananeira em sistema orgânico vai ser discutido pelo fitopatologista Zilton José Maciel Cordeiro, pesquisador aposentado da Unidade. O evento vai ser moderado pelo engenheiro-agrônomo Hermínio Souza Rocha, analista do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia.

O evento acontece em meio à crescente expansão do mercado brasileiro para frutos de banana orgânica e pretende passar informações para agricultores e técnicos. Para ser considerado orgânico, o produtor deve usar técnicas ambientalmente sustentáveis e não pode utilizar agrotóxicos nem adubos químicos solúveis.
Para se regularizar o produtor tem três opções: certificação por um Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); organização em grupo; ou cadastramento no Mapa para realizar a venda direta sem certificação.

O webinar vai divulgar ainda o sistema orgânico de produção para a cultura da banana, organizado pela Embrapa. A publicação reúne informações técnicas sobre estabelecimento da cultura, preparo da área, seleção de variedades e mudas, práticas culturais, manejos de doenças, nematoides, insetos e ácaros, além dos manejos na colheita e pós-colheita, com base nos regulamentos aprovados para a produção orgânica.

Serviço:
Evento: Produção orgânica de banana
Data:  20/8, às 9h30
Palestrantes: Ana Lúcia Borges e Zilton Cordeiro
Link direto para o evento: https://youtu.be/8quGkuXwf-c

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.