CI

Seminário Nacional Soja Plus, no Oeste da Bahia, debate gestão da água na produção agrícola

Palestra magna, do especialista Everardo Mantovani, da Universidade Federal de Viçosa, abordará esse tema.


A grave escassez hídrica no Oeste da Bahia, a principal região agrícola do estado, motivou os organizadores do VI Seminário Nacional Soja Plus a convidar o especialista no tema, Everardo Mantovani, professor titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a proferir a palestra magna do evento, no próximo dia 1º de setembro, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Preocupados com as baixas vazões dos rios que abastecem o Oeste da Bahia, os agricultores decidiram suspender a irrigação em mais da metade da área agrícola regada por pivôs. Isso significa que dos 120 mil hectares irrigados na região, cerca de 72 mil hectares terão seus equipamentos de rega desligados, segundo informações da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). 

A medida, cujo objetivo é adequar a água disponível aos múltiplos usos, neste período castigado por uma severa estiagem, já está valendo desde o início do mês de julho e deve durar até outubro, quando são esperadas chuvas para recarregar os rios e aquíferos da região.

Outra iniciativa sobre o tema da água, que coloca em destaque essa região baiana, é o “Guia para Conservação dos Recursos Hídricos nas Propriedades Rurais do Oeste da Bahia”, elaborado pela ONG TNC Brasil, com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Publicado recentemente, esse material traz uma seleção de técnicas de agricultura sustentável aplicáveis ao Cerrado do Oeste baiano, recomendadas por pesquisadores, técnicos e produtores rurais como sendo fundamentais para a conservação dos recursos hídricos da região.

Para ter acesso ao guia, clique em http://www.nature.org/media/brasil/oeste-bahia.pdf

Seminário – O VI Seminário Soja Plus Brasil reunirá produtores rurais dos quatro estados em que está implantado esse programa de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia.

A Abiove é a coordenadora nacional do Soja Plus e organiza o seminário junto com a Aiba, a Aprosoja-MT, a Famasul e a Faemg. 

Resultados e perspectivas do Soja Plus no MT, MS, MG e na BA serão apresentados no seminário nacional, em que haverá premiação aos melhores produtores do Soja Plus. 

Neste ano, o evento terá uma novidade. Haverá visita a uma fazenda participante do Soja Plus. A propriedade escolhida é a Sama, de Jarbas Bergamaschi.  

O Soja Plus já capacitou 5.100 produtores em legislação social e ambiental, nos últimos cinco anos. Além disso, 980 fazendas têm recebido assistência técnica personalizada. O Soja Plus aplica um check list com 180 indicadores, emite um relatório completo sobre os pontos positivos e frágeis da fazenda e fornece gratuitamente placas orientativas, vídeos sobre diálogo diário de segurança, blocos de controle de entrega de documentos, manual de normas legais, kits de primeiros socorros, manuais sobre o Código Florestal e construções rurais, entre outros materiais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.