CI

Seminário Nordestino de Pecuária - PEC Nordeste 2011

Dentre as inovações do PECNordeste, deste ano, estão o Boteco do Suíno, Leilão de Animais e Feira dos Municípios


Dentre as inovações do PECNordeste, deste ano, estão o Boteco do Suíno, Leilão de Animais e Feira dos Municípios

Fortaleza Tem início, nesta segunda-feira (13), a 15ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária - PEC Nordeste 2011, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza, seguindo até a próxima quinta-feira, 16. Com o tema "Pecuária: o agronegócio do semiárido", o seminário promete abordar segmentos e suas tecnologias para o desenvolvimento da região do semiárido brasileiro, a partir da capacitação dos produtores vindos de todo o Estado e também do Nordeste. Durante a solenidade de abertura, às 19 horas, no auditório principal do Centro de Convenções, será outorgada a Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).


"Nós consideramos o PECNordeste um instrumento importante para o desenvolvimento do setor agropecuário do Ceará. Principalmente, considerando a problemática que enfrentamos da baixa capacitação no meio rural", afirmou o presidente da Faec, Flávio Saboya. Durante os quatro dias, uma extensa programação reunirá produtores, expositores e visitantes. A expectativa é movimentar R$ 27 milhões, 31 mil visitantes, 4 mil profissionais capacitados e, ainda, 2 mil pequenos e médios produtores.

A palestra global do seminário, "Tendências da Produção de Alimentos no Brasil e no Mundo", que marca a sua abertura para o público, acontece às 16 horas, de amanhã, com o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Helder Muteia, no auditório principal do Centro de Convenções. "O representante da FAO vem falar sobre a produção de alimento e a necessidade dessa produção para o Brasil e para o mundo", antecipou o coordenador do evento, Paulo Helder de Alencar Braga.

Para ampliar a discussão, o PECNordeste está estruturado em 10 segmentos: Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura Leiteira, Caprinovinocultura, Equinocultura, Estrutiocultura e Suinocultura, além das atividades não agrícolas no meio rural, do Artesanato, do Turismo no Espaço Rural e Natural.

O PECNordeste traz mais inovações para ampliar a participação dos produtores e visitantes. A primeira delas é a realização do 1º Leilão de Animais, na quarta-feira, 15, às 20 horas. Serão leiloados 45 lotes de bovinos, equinos, caprinos e ovinos. O produtor que arrematar algum animal terá a facilidade de financiar a compra em até 20 parcelas. "É uma oportunidade que o criador terá em adquirir um animal de alto potencial genético", disse o coordenador do evento.


O Encontro dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado do Ceará acontece pela primeira vez dentro do evento, durante todo o dia de 14. "Estamos inovando, fazendo este encontro para que os produtores tenham conhecimento das políticas públicas do Estado para o tema". Na Feira dos Municípios, produtos agropecuários de cada local serão comercializados em 30 estandes. Conforme conta Paulo Helder, "quem quiser comer um queijo do Jaguaribe, por exemplo, terá a oportunidade neste espaço". As prefeituras apresentam, também, suas experiências no setor.

No segmento da suinocultura, o Boteco do Suíno é a novidade do PECNordeste, oferecendo informações sobre cortes, oficinas gastronômicas e degustação de menu feito a base desta carne. A ação faz parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), no Estado do Ceará.

MAIS INFORMAÇÕES

Faec - Rua Edite Braga, 50 - Jardim América - Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3535.8000
http://www.pecnordeste.com.br

Emanuelle Lobo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.