CI

Seminário reúne extensionistas e pesquisadores em Votuporanga/SP

Será elaborado um documento de intenções, com o resultado das discussões


Apresentar as pesquisas em desenvolvimento e tecnologias disponíveis para as principais cadeias produtivas desenvolvidas nas regiões de Votuporanga, Jales, Fernandópolis, Araçatuba, Andradina e General Salgado é o objetivo do Seminário, que reúne pesquisadores, extensionistas, produtores rurais e representantes de conselhos. O evento acontece no próximo dia 15 de abril na UNIFEV - Cidade Universitária, em Votuporanga.


Segundo os organizadores, para promover o desenvolvimento rural de maneira sustentável e eficiente é necessário estreitar o trabalho conjunto da pesquisa e da extensão rural. “O ideal é que pesquisadores se aproximem dos agricultores, estudando assuntos que têm impacto direto no dia a dia das cadeias produtivas, disponibilizando treinamentos para produtores e técnicos. Já o extensionista tem a função de divulgar e transferir as tecnologias geradas, expondo à sociedade as necessidades das cadeias elencadas e o potencial das políticas públicas disponibilizadas pelo Estado, buscando soluções”.

Na oportunidade, os grupos de trabalho vão discutir propostas de programas e projetos de pesquisa para atender as cadeias produtivas, seja no planejamento local ou regional. Ao final dos trabalhos será elaborado um documento de intenções, com o resultado das discussões e o planejamento para execução dos projetos.

O encontro é realizado em parceria pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). As cadeias produtivas discutidas são fruticultura, grãos, pecuária de leite e de corte, seringueira e piscicultura. São esperadas cerca de 150 pessoas.


Para comemorar o Dia Mundial da Conservação do Solo será ministrada uma palestra sobre o tema por um representante da Comissão Técnica de Conservação de Solo e Água da CATI. Além disso, está programada a premiação a um produtor e a um prefeito que se destacaram nos trabalhos de conservação de solo. O Seminário conta ainda com a presença do coordenador da CATI, José Luiz Fontes e o Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Antônio Junqueira.


Serviço:

Data: 15/04
Horário: 8h30
Local: UNIFEV - Cidade Universitária - Avenida Nasser Marão, 3069 (Rodovia Euclides da Cunha, km 519)
Informações: (17) 3421-3188, com Carlos Alberto De Luca

As informações são da assessoria de imprensa da CATI.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.