CI

Seminário sobre novos títulos do agronegócio inicia na quinta

O seminário Novos Instrumentos Privados para o Financiamento do Agronegócio acontece nesta quinta-feira em São Paulo


O seminário Novos Instrumentos Privados para o Financiamento do Agronegócio reúne nesta quinta-feira (14-04), no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, da Fazenda, Antonio Palocci Filho, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. Com abertura prevista para as 9h30, o evento deverá contar com a participação de representantes de bancos, cooperativas de créditos e corretoras de crédito, além de produtores rurais, investidores e gestores de carteiras de investimentos.

Além dos ministros, o seminário contará com a presença dos secretários de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ivan Wedekin, e de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa. Wedekin fará palestra, a partir das 10h, sobre A Política Agrícola e os Novos Títulos. Em seguida, Lisboa falará sobre Reformas Microeconômicas para o Crescimento. O evento é promovido pelo Mapa em parceria com o Ministério da Fazenda e patrocínio da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Títulos:

“A presença do ministro Palocci no evento mostra a importância estratégica dos novos instrumentos para o financiamento e comercialização do agronegócio”, destaca Wedekin. Segundo ele, os novos títulos são parte fundamental da agenda do governo para a competitividade da agropecuária brasileira. “Com esses papéis, estamos criando um sistema privado de financiamento agrícola.” Até agora, lembra, o país contava apenas com o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) e a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para beneficiar produtores e cooperativas.

O seminário prosseguirá à tarde, quando serão realizados os painéis Certificado de Depósito e Warrant Agropecuário (CDA-WA); Contrato Privado de Opção de Venda; Novos Título de Crédito (CDCA, LCA, CRA); A Sistemática de Funcionamento das Centrais de Registro de Títulos; e Agrinote – A nota comercial do agronegócio. Depois, o ministro Rodrigues, o presidente da Febraban, Márcio Cypriano, e o presidente do Conselho de Administração da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto, encerram o evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.