CI

Seminis lança novo tomate para consumo in natura

A cultivar é especialmente indicada para o novo sistema de plantio por superadensamento


O novo tomate híbrido “Paty” lançado pela Seminis é destinado ao segmento de mercado de consumo in natura. Os frutos são do tipo salada, longa vida, com peso médio de 240 a 250 gramas, paredes grossas e firmes.

O novo tomate tem resistência às doenças verticilio (V1), vírus do mosaico (ToMV) e geminivirus TYLCV, conferindo maior garantia de produção. Outra característica da nova cultivar é o hábito de crescimento indeterminado, com farto enfolhamento. A produção média situa-se entre 300 a 400 caixas por mil plantas, com resultado variável de acordo com a tecnologia aplicada no cultivo e as condições climáticas da região produtora.

Em ensaios de campo realizados em Caçador (SC), a cultivar se destacou no plantio superadensado, novo sistema que está sendo implantado em pólos produtores de tomate. “A melhor forma para aproveitar o potencial genético da nova cultivar é o superadensamento”, afirma o engenheiro agrônomo Juliano Grossi, da Tecseed, que conduziu os ensaios naquela região.

Segundo o engenheiro agrônomo Sergio Maruitti e o técnico agrícola e produtor Ananias Spessemille, autores do sistema de superadensamento, o sistema consiste da redução do espaço entre as plantas no replantio para 15 cm, mas mantendo o espaçamento de 1.6 m entre as ruas.

Outros benefícios desse novo sistema de cultivo são: a rentabilidade do produtor, o aproveitamento da área cultivada e a elevação da produtividade média por hectare, redução de custos com mão-de-obra, além da redução de doenças com a substituição de duas técnicas para sua implantação: o gotejo na irrigação e a substituição do bambu por fitilhos (o bambu reaproveitado acaba hospedando pragas e doenças que se manifestam no plantio seguinte).

As sementes do tomate Paty podem ser encontradas nas principais revendas. As informações são da assessoria de imprensa da Seminis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.