Senador anuncia projeto de incremento da produção de açaí no Amapá

Agronegócio

Senador anuncia projeto de incremento da produção de açaí no Amapá

O projeto prevê a melhoria da qualidade da matéria-prima, o fortalecimento da cultura associativista e o controle da fitossanidade, além de um aumento de 30% na produtividade do açaí
Por:
209 acessos

O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá apresentou aos beneficiadores de açaí do estado um plano de trabalho para o período 2009-2011 com o objetivo de aprimorar a produção local, tendo em vista a demanda crescente pelo fruto no Brasil e no exterior. O anúncio foi feito pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP), em discurso nesta quarta-feira (15).

Entre outras finalidades, o projeto prevê a melhoria da qualidade da matéria-prima, o fortalecimento da cultura associativista e o controle da fitossanidade, além de um aumento de 30% na produtividade do açaí cultivado no Amapá nos próximos três anos. As principais regiões produtoras do fruto encontram-se em Macapá e nas localidades de Santana e Mazagão, às quais o Sebrae direciona o plano de trabalho.

Papaléo Paes explicou ainda que o projeto, que tem por gestora a pesquisadora Larissa Queiroz, conta com um plano estruturado que prevê a realização de consultorias e palestras como forma de minimizar os entraves à produção local de açaí. A iniciativa conta ainda com o apoio do Ministério da Agricultura, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecupária (Embrapa), Banco do Brasil e órgãos ligados ao governo estadual.

Papaléo Paes disse que a cultura do açaí demonstra o potencial do desenvolvimento do Amapá com base em um produto característico da região e sem agressão ao meio ambiente.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) saudou a atuação do Sebrae em favor dos pequenos e médios empreendedores de todas as regiões do país.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink