Senador cobra incentivo à construção de armazéns para estocagem de grãos

Agronegócio

Senador cobra incentivo à construção de armazéns para estocagem de grãos

Produtores terão melhores condições de gerenciar produção, defende Fleury
Por:
1051 acessos

O senador Fleury (DEM-GO) sugeriu que o governo incentive os micro e pequenos produtores rurais a construírem armazéns para estocar os grãos após a colheita.
 
Se isso for feito, explicou ele, esses produtores terão melhores condições de gerenciar a produção e poderão ganhar mais dinheiro comercializando a safra.

No sistema atual, disse o senador, o produtor rural, ao usar os armazéns da Conab explorados por multinacionais, tem uma perda técnica equivalente a 2% do que foi armazenado, além do custo com o transporte.

Além disso, os produtores também se sentem pressionados a vender a safra para as empresas que a armazenam.

Isso ocorre porque, ao se aproximar a data do pagamento dos custos da produção e estocagem, os agricultores se veem na ameaça de não ter dinheiro para quitar as dívidas e, assim, acabam vendendo a produção para o armazém, a um preço menor do que conseguiriam se tivessem o controle do armazenamento em sua própria terra.

O senador cobrou da presidente Dilma Roussef que em vez de construir e reformar a Conab, dê condições aos micro e pequenos produtores, para que possam colher o milho na hora, em condição de secar na própria propriedade, e com uma condição melhor de comercialização.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink