CI

Senador destaca financiamento aos caminhoneiros

O senador César Borges destacou a importância social do apoio ao caminhoneiro autônomo que o governo federal garantiu ao reduzir para um terço os juros destinados à renovação da frota de caminhões do país


O senador César Borges (PR-BA) destacou nessa quinta-feira (9) a importância social do apoio ao caminhoneiro autônomo que o governo federal garantiu ao reduzir para um terço os juros destinados à renovação da frota de caminhões do país. Segundo o senador, 664 mil caminhões simples pertencem a autônomos, e seus veículos têm média de vida superior a 24 anos. No final de junho, o BNDES reduziu os juros do programa Procaminhoneiro para 4,5% ao ano, contra 13,5% cobrado antes.

A medida também beneficia a frota das empresas, mas de acordo com César Borges, na categoria mais numerosa de caminhões simples, composta por 985 mil veículos, 664 mil deles pertencem a autônomos, 318 mil a empresas e 3 mil a cooperativas. Os caminhões de autônomos são mais antigos, 24 anos de idade, em contraposição aos de empresas (13 anos) e de cooperativas (15 anos). O senador também lembrou que o IPI dos caminhões foi “zerado” até o final do ano.

Segundo César Borges, as medidas vão gerar aumento da produtividade da economia do país, porque os produtos serão transportados em menos tempo e o custo da carga ficará mais barato, mas também pouparão vidas com a redução de acidentes e vão mitigar a poluição atmosférica pela troca de veículos mais antigos por outros de motorização mais eficiente. “Estaremos poupando vidas, além de contribuir para um meio ambiente mais limpo e para a recuperação econômica do País”, explicou.

Para o senador, as medidas de incentivo para a renovação da frota também têm um efeito multiplicador importante na economia, fortalecendo principalmente a cadeia produtiva da automobilística, que foi duramente afetada pelos efeitos da crise financeira internacional. Ele disse também que o Procaminhoeiro, que foi instituído em 2006, ainda não tinha conseguido atender plenamente aos setor, a despeito de realizar 5 mil operações, desde a criação até maio de 2009. As informações são da assessoria de imprensa do senador César Borges.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.