Senadores dos EUA querem proibir clorpirifos

POLÍTICA GLOBAL

Senadores dos EUA querem proibir clorpirifos

"Este projeto de lei chega em um momento crucial"
Por: -Leonardo Gottems
114 acessos

Um dia depois de a Agência de Proteção Ambiental (EPA) do presidente Donald Trump mais uma vez ter argumentado que é necessário adiar a proibição do clorpirifós no tribunal, o senador Tom Udall (D-NM) apresentou a Lei de Proteção aos Animais, que proíbe a substância química. Para ele e outros senadores, o produto é muito perigoso para os animais silvestres e por isso não pode mais ser comercializado. 

A Earthjustice, organização ambientalista que representa líderes trabalhistas, comunidades de trabalhadores rurais e ativistas ambientais em litígios contra a EPA por sua” falta de compromisso com a proteção de pessoas contra o clorpirifos”, anunciou seu apoio ao projeto de lei do senador Udall. Ele apresentou a alteração na legislação ao lado dos senadores Blumenthal, Booker, Cardin, Feinstein, Gillibrand, Harris, Leahy, Markey, Merkley, Sanders, Van Hollen e Whitehouse. 

O clorpirifos é um pesticida agrícola amplamente utilizado associado à redução do QI, distúrbio de déficit de atenção e outros danos ao desenvolvimento em crianças. Ele é um organofosforado que vem da mesma família química do gás nervoso sarin, é usado em alimentos como morangos, maçãs, cítricos, brócolis e muito mais.  

"Este projeto de lei chega em um momento crucial em que a integridade científica e a proteção do público são comprometidas pelo conluio da indústria com a administração", disse Andrea Delgado, diretora legislativa do programa Comunidades Saudáveis da Earthjustice. “Os mais expostos e vulneráveis entre nós são nossos filhos, trabalhadores rurais e famílias em comunidades rurais, e eles merecem ação agora. Elogiamos o senador Udall e seus colegas por colocar a saúde das pessoas sobre a riqueza da indústria química”, completa. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink