CI

Senar capacita artesãos em Carmo do Rio Claro

O resultado do trabalho será exposto na Feira de Artesanato, dia 8.

Na semana de realização da 48ª Feira de Artesanato de Carmo do Rio Claro, o Senar Minas realiza no município o curso de Artesanato de Sementes, Cascas, Folhas e Flores / Peças com Cabaças. Ministrado pela instrutora Roselene Morais Castilho Barbudo, o curso reúne 12 alunos entre os dias 5 e 8 de julho. O resultado do trabalho será exposto na Feira de Artesanato, dia 8.

No município que tem o artesanato como uma das fontes de sua economia, o trabalho artesanal em cabaças ganha mais espaço. Esse é o terceiro curso mobilizado na zona urbana, o primeiro de 2016. Outros dois foram realizados em 2015. A mobilizadora Elisângela Vinutto destaca que o trabalho já foi desenvolvido em várias comunidades rurais e que muitos alunos estão aperfeiçoando a técnica e já comercializam os produtos com sucesso. Embora realizado na área urbana, os participantes são filhos de produtores rurais.

Roselene destaca que é fácil trabalhar as turmas em Carmo do Rio Claro, pois a maioria dos participantes tem noção de pintura e sabe manusear os pinceis. “É muito raro encontrar alguém sem nenhuma experiência com artesanato nas turmas formadas nesse município. A maioria tem conhecimento de alguma técnica artesanal”. Ela ainda destaca que no primeiro dia do curso os participantes estão muito motivados, em sua maioria para a comercialização das peças.

Aluísio Rosendo é um dos alunos dessa capacitação. Proprietário de uma loja de roupas e diante do seu trabalho com moda, viu no curso uma oportunidade de trabalhar as peças para decoração de vitrines. “Nunca é demais aprender”, ressaltou o comerciante, que participa de um curso do Senar pela primeira vez.

Feira

A tradicional feira de artesanato do município carmelitano chega a sua 48ª edição em promoção da Associação dos Artesãos. Realizada no salão do Grêmio Esportivo Carmelitano, a programação inclui abertura oficial dia 6, às 19 horas. De 7 a 10 de julho será aberta ao público, de 10h às 20h. A edição desse ano reúne os tradicionais artesanatos do município, seus doces, agricultura familiar e apresentação teatral. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.