CI

SENAR capacita mais de 21 mil contra febre aftosa

Com isso, treinou 21.709 produtores, distribuídos em 949 cursos ocorridos em 24 Estados do país


Durante a campanha contra febre aftosa, o SENAR reforçou a capacitação sobre a forma correta de manuseio, transporte e aplicação da vacina. Com isso, treinou 21.709 produtores, distribuídos em 949 cursos ocorridos em 24 Estados do país.

A campanha foi encerrada na maioria dos Estados. Mas, pecuaristas do Amazonas e de quatro municípios do Acre ainda poderão vacinar o gado contra febre aftosa até 15 de dezembro. Em Mato Grosso do Sul, na Zona de Alta Vigilância, a campanha foi prorrogada até o dia 25 de dezembro. No Rio Grande Sul, a campanha teve autorização para seguir até o dia 10 de dezembro apenas em municípios que enfrentaram atrasos na logística de disponibilidade de vacinas.

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), Plínio Lopes, o critério para as prorrogações foi estabelecido segundo a realidade de cada área, evitando prejuízos à cobertura vacinal. “No Amazonas e Mato Grosso ocorreram problemas climáticos. A estiagem gerou dificuldades de acesso a propriedades no primeiro e de manejo de animais no segundo caso, o que prejudicou a vacinação”, explica.

A Campanha de Vacinação contra febre aftosa é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que pretende imunizar 151,8 milhões de cabeças de bovinos e búfalos, em 2010.

Durante o período da campanha, o governo fornece as vacinas e o SENAR reforça a capacitação sobre a forma correta de manuseio, transporte e aplicação da vacina.

Os produtores capacitados pelo SENAR também aprendem sobre a importância de prevenção e controle da febre aftosa para a economia e saúde pública dos municípios e do Estado; noções básicas sobre o meio ambiente, como a destinação correta dos frascos vazios de vacinas e medicamentos; e ainda sobre normas de segurança do trabalho quanto ao manejo dos animais e manuseio de equipamentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.