CI

Senar chega à África para transferência de metodologia

Técnicos estão com grandes expectativas em relação ao processo de capacitação


Os técnicos do SENAR que viajaram para a África, iniciaram nesta segunda-feira, 20 de junho, a capacitação prevista no projeto "Apoio à Formação Profissional Rural e Promoção Social", em Angola. "No primeiro dia de encontro, notamos que o grupo de técnicos africanos está com uma grande expectativa em relação ao processo de capacitação do SENAR. Ou seja, queriam saber como é feita a criação, planejamento, operacionalização e avaliação. No encontro desta terça-feira, 21 de junho, vamos nos aprofundar no que se refere ao processo", conta Iara Grillo, Coordenandora da missão do SENAR na África.

Iara Grillo e os e os outros dois técnicos do SENAR, Janete Lacerda e Hélcio Lopes, permanecem em Angola até o dia 24 de junho. Segundo a equipe do SENAR, os dias de encontro resultarão em um Plano Instrucional (PI) elaborado pelos técnicos brasileiros e angolanos, em conjunto. O Plano Instrucional é uma ferramenta do SENAR que ensina os instrutores a colocarem qualquer tema dentro de uma capacitação. "O PI funciona como um planejamento para semanas de aula. Ajuda, por exemplo, agrônomos a transmitirem conhecimento a produtores rurais sobre o plantio de determinada cultura", explica Iara Grillo.
 
A transferência de metodologias de ensino profissionalizantes para técnicos angolanos faz parte de acordo internacional firmado pelo Sistema CNA/SENAR com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exterior, e vai contribuir com uma das metas do milênio da ONU que é o Combate a fome e a extrema pobreza no continente Africano. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos de segurança alimentar e capacitação rural em países de língua portuguesa no continente africano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.