CI

Senar compartilha experiência para a conservação do Cerrado

Senar compartilhou a experiência da instituição na execução do projeto FIP Paisagens Rurais, na sexta (17)


Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) compartilhou a experiência da instituição na execução do projeto FIP Paisagens Rurais, na sexta (17), na live “Cerrado: quem produz também cuida”, promovida pela Embrapa. O FIP Paisagens Rurais prevê a recuperação de 100 mil hectares de pastagens degradadas e de sete mil hectares de APPs e reservas legais em quatro mil propriedades rurais de pecuária de leite e de pecuária de corte na Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

O assessor técnico do Senar, Rafael da Costa, apresentou as estratégias de transferência de tecnologias da Assistência Técnica e Gerencial do Senar disponíveis aos produtores de alimentos para a pecuária sustentável.

Durante o projeto, os pecuaristas de corte e de leite participantes recebem visitas mensais de técnicos de campo aptos a levar as melhores estratégias de inovação para a recuperação de pastagens degradadas e recomposição da vegetação nativa.

“Mais de 1.800 produtores já alcançaram resultados nesses sete estados com adoção de tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono em mais de 15 mil hectares e outros 774 pecuaristas realizaram práticas de conservação e restauração do bioma cerrado em mais de 17 mil hectares”, destacou.

Em sua apresentação, o assessor técnico do Senar mostrou as ferramentas utilizadas para a gestão e monitoramentos de dados da ATeG e ressaltou a importância da integração das políticas públicas e o conceito da paisagem produtiva para a recuperação ambiental, como o Código Florestal.

“O FIP Paisagens Rurais demonstra que é possível produzir alimentos com sustentabilidade e a conservação do nosso bioma.”

FIP Paisagens Rurais - O projeto é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial.

A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Senar e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embrapa.

Para rever a live, que contou com a participação de pesquisadores da Embrapa Cerrados, acesse.

Saiba mais sobre o projeto FIP Paisagens Rurais 

FIP Paisagens Rurais traz resultados positivos para pecuaristas de leite de Minas Gerais

Projeto FIP Paisagens Rurais capacita equipes de campo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.