CI

SENAR discute Legislação Previdenciária Rural, com contabilistas de Goiás

O primeiro, de nove seminários, será realizado em Anápolis, dia 15 de fevereiro


Nos meses de fevereiro e março o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Goiás) reunirá contabilistas goianos, em várias regiões do estado, para discutir a legislação previdenciária rural. Os encontros serão realizados dentro da programação da edição 2012 dos Seminários Regionais de Legislação Previdenciária Rural. O objetivo é detalhar a legislação e destacar como a lei contribui para que o Senar ofereça capacitação de mão de obra gratuita aos trabalhadores e produtores rurais. O primeiro, de nove seminários, será realizado em Anápolis, dia 15 de fevereiro, no Teatro Municipal do Centro Administrativo (veja programação).

De acordo com o responsável pela área de arrecadação do Senar Goiás, Lauro Lúcio Viana, a legislação previdenciária estabelece que, do valor deduzido de toda a comercialização de produtos agropecuários, 0,2% seja revertido ao trabalho de capacitação e qualificação no campo realizado pelo Senar. Durante os seminários – que também receberão empresários do agronegócio e cooperativas agropecuárias – os participantes conhecerão todo o leque de ações desenvolvidas pelo Senar e serão instruídos a garantir que o tributo destinado à qualificação de trabalhadores rurais seja, de fato, revertido à entidade.

O superintendente do Senar Goiás, Marcelo Martins, explica que anualmente a entidade realiza mais de 4.200 cursos e treinamentos, totalizando 50 mil pessoas capacitadas a cada ano. São ações que abrangem 102 áreas da agricultura e pecuária oferecidos gratuitamente. “Esses treinamentos são em campo estruturados em partes teóricas e práticas. Acredito ser a maior sala de aula a céu aberto que existe no estado”, conta Marcelo.

Ele acrescenta também que o conteúdo repassado aos produtores e trabalhadores rurais é fundamental para que esses passem a administrar de forma mais eficiente o próprio negócio e a desempenhar suas funções de forma mais acertada. “Isso muda a vida do produtor ou trabalhador rural. Ele passa a ter acesso a ferramentas que melhoram sua rentabilidade, o que influencia em sua auto-estima fazendo-o acreditar mais em sua capacidade”, diz. (Texto: Leydiane Alves - foto: Jana Tomazelli - Gerência de Comunicação do Sistema Faeg/Senar - Legenda: Seminário realizado pelo Senar Goiás em Catalão no dia 31/08/2011)

Programação

8h Credenciamento

8h30 Abertura Oficial

9h Palestra: Instituição Senar

10h Palestra: Custeio da Previdência Social (1ª parte)

12h – 13h30 Intervalo do almoço

13h30 Palestra: Custeio da Previdência Social (2ª parte)

15h30 Coffee Break

16h Palestra: Benefícios da Previdência Social

18h Encerramento e entrega de certificados

Municípios

15/02– Anápolis – Teatro Municipal – Centro Administrativo

21/03 – Quirinópolis – Sede da Associação dos Fornecedores de Cana (Aprocana)

16/05 – Formosa – Auditório do Sindicato Rural

12/06 – Iporá Espaço Verde

21/08 – Mineiros (local a definir)

23/08 – Rio Verde Auditório do Sindicato Rural – Parque de Exposições

13/09 – Morrinhos – Auditório do Sindicato Rural

16/10 – Uruaçu – Câmara Municipal

18/10 – Ceres – (local a definir)
Inscrição Gratuita no site: http://www.senargo.org.br/site/eventosForm.sp?idArtigo=331


Informações: Senar Goiás – (62) 3545-2600 ou (62) 3545-2638

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.