CI

Senar ensina preparo de alimentos equilibrados e nutritivos para bovinos

Realizar o preparo, conservação e utilização de alimentos para vacas leiteiras foi objetivo geral do curso do Senar Minas de Alimentação Bovina

Realizar o preparo, conservação e utilização de alimentos para vacas leiteiras foi objetivo geral do curso do Senar Minas de Alimentação Bovina, realizado em parceria com o Clube do Galope de Turmalina e ministrado pelo médico veterinário Fernando Etiene Pinheiro Teixeira.

O curso, que capacitou 12 pessoas, atendeu a demanda da Escola Família Agrícola de Veredinha, no Vale do Jequitinhonha. No total foram 32 horas de aulas que atenderam pessoas dos municípios de Veredinha, Turmalina, Capelinha, Minas Novas e Água Boa.

Voltado para alimentação à base de cana com ureia, feno, forragem verde, mistura mineral e concentrado, o conteúdo das aulas abordou várias habilidades, desde as condições de pastagens às técnicas para produção do feno, identificando o ponto de corte e de armazenamento; à importância do fornecimento de forragem verde em comedouro; do fornecimento equilibrado de cana enriquecida com ureia e sulfato de amônio e, sobretudo, do fornecimento de alimentos por categoria animal: vacas em lactação, vacas secas, novilhas e bezerras.

Segundo a presidente do Clube do Galope e mobilizadora do evento, Dulcinéia Cordeiro Rocha, o conhecimento repassado durante as aulas “ajudará a atender as necessidades de nutrição dos bovinos no preparo de alimentos com qualidade para o bom desenvolvimento dos animais, que enfrentam adversidades climáticas com poucos recursos de pastagens e seca intensa em determinadas regiões”.

José Wilson Teixeira Santos, participante do curso e aluno também dos cursos do Senar Minas de Vaqueiro e Inseminação, disse ter obtido condições profissionais com os conhecimentos adquiridos. “Sinto-me preparado para contribuir para o sucesso de qualquer empresa de bovino leiteiro”, destacou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.