CI

Senar lança Campanha Nacional de Irrigação

Para capacitar o agricultor sobre o manejo dos sistemas


A fim de evitar desperdícios com irrigação na agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) criou o Programa Nacional de Irrigação. Ele surgiu com o objetivo principal de capacitar o agricultor sobre o manejo dos sistemas de irrigação de forma correta e consciente, tornando o uso da água mais eficiente em sua propriedade.

O lançamento do programa aconteceu no espaço da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, explicou que ele surgiu através da demanda do próprio produtor que sentiu a necessidade de atualizar seu conhecimento em técnicas e tecnologias voltadas à gestão do recurso hídrico. "Esse é o primeiro passo de muitos que virão, para que o produtor possa usar a água de forma responsável para produzir alimentos”, afirma.

O programa é importante para garantir a aliança entre a produção e a sustentabilidade.  Rafael Nascimento da Costa, coordenador do projeto, acredita que é preciso trabalhar a conscientização de que o agricultor precisa ampliar a gestão na microbacia na qual está inserido. "Não é importante só para a produtividade e oferta de alimentos. Mas para a segurança alimentar e nutricional da população mundial, sem contar que a sociedade é beneficiada pela irrigação porque gera empregos e traz mais diversidade de alimentos às prateleiras”, conclui.

Cada curso que compõe o programa tem 116 horas de duração pode ser feito separadamente, de acordo com o interesse do produtor e com certificação. A meta neste primeiro ano do programa é capacitar mil produtores rurais nos temas Manejo da Irrigação, Sistemas de Irrigação por Aspersão, Irrigação Localizada, Irrigação por Superfície, Fertirrigação e Gestão de Energia Elétrica na Irrigação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.