CI

Senar lança vídeos sobre gerenciamento de custos da propriedade rural

Somente em 2019, foram atendidos 40.446 mil produtores rurais


Foto: Pixabay

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou uma série de vídeos sobre gerenciamento de custos da propriedade rural para os produtores que receberiam presencialmente o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que foi readequado diante da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Essa é a segunda série lançada pelo Senar e contém 13 vídeos. Os temas são: Por que calcular o custo de produção?; Custo Operacional Efetivo (COE); Custo Operacional Total (COT); Custo Total (CT); Margem Bruta; Margem Líquida; Lucro; Taxa de Remuneração do Capital; Custos “Invisíveis”; Fluxo de Caixa; Caderno do produtor; Organização na fazenda e Planejamento.

De acordo com o coordenador técnico de ATeG do Senar, Eduardo Gomes, o objetivo da série é apresentar aos produtores e técnicos de campo os conceitos das questões gerenciais. “Os vídeos são relacionados aos controles e registros e à importância e detalhamento dos custos, margens e indicadores gerenciais”.

Eduardo explicou que, nas visitas presenciais, os técnicos trabalham todos esses temas, mas o anseio do produtor em aproveitar o profissional nas questões produtivas acaba deixando a parte gerencial em segundo plano, tendo o técnico que reforçar a importância.

“Com os vídeos podemos melhorar a parte gerencial tanto dos técnicos, revisitando os conceitos de maneira simples e atrativa, quanto dos produtores, que poderão da mesma maneira ter esses conhecimentos e se manterem ativos até o momento em que o técnico possa retornar às propriedades”, disse Gomes.

Produção assistida – Desde 2013, a ATeG do Senar já beneficiou gratuitamente mais de 115 mil propriedades contribuindo para aumentar a produtividade de alimentos e a renda de famílias rurais em todas as regiões do Brasil.

Somente em 2019, foram atendidos 40.446 mil produtores rurais. Eles tiveram a oportunidade de acesso à capacitação tecnológica, além de conhecer e utilizar ferramentas de gerenciamento da propriedade rural para aumentar a produção de alimentos e gerar renda.

Assista ao vídeo 1 da série: Por que calcular os custos de produção?

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.