CI

Senar Minas capacita centenas de participantes em Viçosa

Senar Minas ofereceu, pela primeira vez no evento, cursos de Piscicultura Ornamental

Presente na Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) há nove anos, o Senar Minas ofereceu, pela primeira vez no evento, cursos de Piscicultura Ornamental. O treinamento ganhou um novo formato e trabalhou com quatro espécies de peixes: beta, kinguio, acará bandeira e guppy. Esses foram apenas alguns dos 43 cursos promovidos em 29 áreas ao longo da última semana.

A cada ano o Senar procura saber o que os produtores rurais buscam de capacitação a fim de atendê-los. A ideia de introduzir o treinamento surgiu em 2016, quando o Senar promoveu uma mostra de peixes ornamentais no estande da entidade durante a 87ª edição do evento. A diversidade de animais chamou a atenção de produtores e visitantes, que também apresentaram interesse pela capacitação.

“O Senar trabalha com Piscicultura Ornamental há cerca de 14 anos. Normalmente o curso é longo, mas o formatamos para transmitir a informação completa com uma carga horária menor. Foi um sucesso”, destacou a gerente regional do Senar Minas em Viçosa, Silvana Novais.

Vale lembrar que Minas Gerais é o maior produtor do país de peixes ornamentais, concentrando cerca de 70% da produção nacional. Anualmente, 12 milhões de unidades de peixes ornamentais são comercializadas no estado. “É uma boa oportunidade para os produtores, principalmente para os jovens, que conseguem começar a produção mesmo com pouco investimento”, afirmou a gerente.

Somando todas as capacitações do Senar no evento, foram mais de 400 vagas. “Este ano foi muito especial, pois os cursos estavam completos, em sua maioria com pessoas excedentes. É o Senar fazendo a diferença e sendo reconhecido. Parceiros nos fazem continuar a saber o valor do nosso trabalho. E é muito bom ver os produtores nos parabenizando e mostrando resultados”, comentou.

O atual presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa, Carlos Eduardo de Andrade, foi até os locais dos treinamentos para reforçar a importância da classe se unir e colocou o sindicato à disposição. “A realização dos cursos é uma parceria do Senar Minas com o sindicato. A capacitação dos produtores faz com que eles melhorem seus produtos e, consequentemente, tenham maior retorno econômico”, complementou.

Aprovação

A produtora Luciene Guimarães de Souza levou a mãe, Elcy Antônia, de 79 anos, para um dos cursos sobre Derivados do Leite. As duas moram em um sítio em Humaitá, em Juiz de Fora, e investem na produção orgânica de vegetais na propriedade de 30 hectares. Luciene integra o grupo MOGICO (Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico).

“É a minha segunda vez na Semana do Fazendeiro. Os instrutores são bem preparados e fazem o conhecimento ser acessível a todos os públicos. Aqui trocamos experiências”, comentou.

A advogada Cristiane Ferreira, moradora de Porto Firme, participou do curso de Embutidos e Defumados junto com o marido. “Vim incentivá-lo. Ele começou a fazer os produtos, que tiveram saída, mas ainda poderia melhorar. Estamos em busca de aprendizado para depois investir mais”, contou.

Os estudantes de um curso técnico em Agroecologia, João Pedro Coumendouros, e o colega, Yuri dos Santos, participaram dos treinamentos de Piscicultura Ornamental, que abordaram as espécies mais comercializadas no Brasil. “Temos aulas sobre animais de pequeno porte, mas achei que seria uma experiência interessante e também pode ser uma opção para o futuro”, contou.

O colega Yuri concordou. “Estudamos sobre animais como aves e abelhas, mas não sobre peixes. Esta é uma chance de complementar o aprendizado e reforçar o currículo”.

O evento

Considerado um dos mais tradicionais eventos do agronegócio, a Semana do Fazendeiro ocorreu entre os dias 16 e 22 de julho e teve como tema “Produção Rural e Desenvolvimento: diversidade de pessoas, técnicas e resultados”. Para Silvana Novais, essa é uma importante parceria que a entidade vem fazendo ao longo dos anos e com um crescimento constante.

Confira outros cursos oferecidos pelo Senar Minas no evento: Administração de Propriedades Rurais em Regime de Economia Familiar; Agricultura de Precisão; Cafés Especiais; Casqueamento e Ferrageamento de Equídeos; Classificação e Degustação de Café; Confecção de Agulheiro; Bordado no Feltro; Marcador de Livro; Pano de Prato Bordado; Porta-treco Bordado no Feltro; Doma Racional de Equídeos; Compotas, Frutos Cristalizados, Geleias e Doce em Pasta; Trator Agrícola; Motosserra; Roçadora; Planejamento e Implantação de Jardins; Doce de Leite em Barra; Doce de Leite em Pasta; Derivados de Café; Iogurte Grego, Natural, Boursin e Petit Suisse; Móveis de Bambu; Queijo Minas Frescal, Minas Padrão e Meia Cura Trufado; Qualidade do Café na Classificação e Degustação de Café; Embutidos e Defumados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.