CI

SENAR Minas inicia turma de Gestão com Qualidade em Martinho Campos

Esta é a quarta turma do GQC na cidade, as edições anteriores foram realizadas em 2007, 2011 e 2012.


Vinte participantes de Martinho Campos realizaram esta semana o primeiro módulo do programa Gestão com Qualidade em Campo - GQC, promovido pelo SENAR Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Esta é a quarta turma do GQC na cidade, as edições anteriores foram realizadas em 2007, 2011 e 2012.

O instrutor Bernardo Faria de Barros explica que a proposta do programa é, basicamente, “transformar a visão do produtor em empresário rural e fazer com que ao invés de ‘tocar’, ele administre a fazenda”. Em nove módulos, os participantes irão trabalhar de forma integrada as áreas de produção, finanças, recursos humanos e comercialização e marketing, sempre com foco na qualidade total em todo o processo. Neste primeiro momento, o grupo empenhou esforços na elaboração do diagnóstico das empresas rurais, tendo como base a matriz FOFA – Fortalezas e Oportunidades e Fraquezas e Ameaças.

A turma é formada por produtores de leite, atividade que na avaliação de Barros pode ser bastante rentável, com possibilidades de margens de 10% a 15% de lucro. “Porém, é importante lembrar que gerenciamento é imprescindível, ou seja, o produtor precisa ser eficiente, medir os indicadores”, orienta.

Produtor há seis anos, o administrador de empresas aposentado Aurindete Barbosa Miranda está fazendo o curso acompanhado do filho, que é engenheiro agrônomo. Atualmente, a Fazenda Logradouro / Bonsucesso tem produção diária de 200 litros de leite, mas a expectativa é aumentar o volume para 1.000 litros em dois anos. “Preciso melhorar muito a gestão do meu negócio e a partir daí quero investir em genética para aumentar a produtividade dos animais, reduzir os custos e, assim, agregar valor ao meu produto”, descreve.

Animado com a proposta do programa, Miranda espera conseguir na capacitação o conhecimento de que necessita para atingir suas metas. “Com certeza, o GQC vai me ajudar a profissionalizar meu negócio. Fizemos o levantamento dos pontos fracos para ver o que pode ser corrigido e estou muito otimista com os próximos passos.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.