CI

SENAR MINAS oferece curso de primeiros socorros aos produtores rurais

Capacitação também irá abordar aões sobre prevenção de acidentes


Tendo em vista que os acidentes na área rural ocorrem, na maioria dos casos, devido à falta de informação, o SENAR MINAS oferece e recomenda o curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros. “O curso é recomendando não apenas aos trabalhadores rurais. Todas as pessoas devem participar, afinal, ninguém está isento de presenciar um acidente, seja em casa, no trabalho, na escola...”, destaca o instrutor Eduardo Gomes.

“O trabalhador rural tem particularidades e riscos ocupacionais específicos, que podem afetar a sua saúde  a curto, médio e longo prazo, causando danos em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição. Podem ocorrer acidentes com lesões imediatas ou doenças ocupacionais. Tais acidentes podem trazer como consequência a incapacidade ou mesmo levar à morte”, ressalta Gomes.

A também instrutora Elizabeth Andrade Ribeiro de Oliveira enumera dois motivos para afirmar a importância do curso. “Pela exposição destes trabalhadores a um grande número de riscos e porque ainda temos um alto número de pessoas que trabalham por conta própria, não registrando os acidentes.” Segundo Elizabeth, os agentes que mais causam acidentes no setor rural são máquinas e implementos agrícolas; ferramentas manuais; agrotóxicos; animais domésticos e peçonhentos; além do estresse vivido pelo trabalho exaustivo e dos acidentes de percurso, que criam oportunidades adicionais para acidentes. “Uma constatação é o número cada vez maior de acidentes com motocicletas na área rural.”

De acordo com Gomes, no curso, o participante aprende a reconhecer uma situação de urgência e emergência, sua gravidade, além, claro, de prestar os cuidados imediatos necessários ao atendimento correto, desde acionar o sistema de emergência até o transporte da vítima para uma unidade hospitalar. “Alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.”

Elizabeth afirma que a faixa etária mais atingida pelos acidentes é a compreendida entre 18 e 39 anos, sendo a maioria das vítimas do sexo masculino. “Entre os problemas mais diagnosticados estão lesões nos olhos, queimaduras, cortes nas mãos e intoxicações por agrotóxicos.”

O curso

O curso oferecido pelo SENAR MINAS tem carga horária de 32 horas, sendo 15% da carga horária destinada à prevenção de acidentes, que tem como foco a prevenção aos animais peçonhentos e domésticos, e 85% aos primeiros socorros, que é ministrado, prioritariamente, por meio de aulas práticas. O segundo tema proporciona que os participantes participem das simulações de situações de atendimento às Urgências Clínicas e Traumáticas.  

Nas Urgências Clínicas destacam-se os atendimentos às situações de desmaio, convulsão, obstrução respiratória (engasgo), infarto, Acidente Vascular Encefálico (AVE ou derrame) e intoxicações, que são as mais vivenciadas pelos participantes. Nas Urgências Traumáticas destacam-se os atendimentos aos ferimentos, hemorragias, queimaduras, fraturas e transporte de acidentados. “O tema ressuscitação cardiopulmonar é sempre alvo do entusiasmo de todos e o parto de emergência é alvo da curiosidade geral”, destaca Elizabeth.

Salvando vidas 

“Sempre que retorno aos locais onde ministrei treinamento, encontro alunos que relatam com entusiasmo os atendimentos praticados por eles, citando que a desobstrução respiratória tem salvado vidas. Além disso, sempre citam prestação de socorros em casos de ferimentos, fraturas, desmaios e convulsões”, relata a instrutora. Para ela, o curso é uma excelente oportunidade de se discutir muitos mitos e tabus, “fazendo com que haja mudança de atitudes praticadas de maneira errada, seja por falta de atualização ou informação.”

Entre os municípios que fazem parte da regional Juiz de Fora e receberão, em breve, o curso, estão:
 
- Barbacena – 18 a 21/03;
- Pirapetinga – 31/03 a 3/04;
- Santos Dumont - março;
- Lima Duarte - março;
- Cruzília / Aiuruoca - março;
- São João Del-Rei – abril;
- Minduri / Serranos – abril;
- Conselheiro Lafaiete – abril.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.