CI

SENAR/MS capacita mais de 6% da população economicamente ativa de Fátima do Sul

Proporcionar capacitação profissional e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.


Proporcionar capacitação profissional e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Este foi o objetivo do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Fátima do Sul ao oferecer opções de cursos que variaram de Adestramento de Equinos a Implantação e Manejo de Hortas. No total, 42 turmas foram oferecidas entre julho do ano passado e agosto de 2016, capacitando 576 pessoas e somando 1.056 horas/aula.

Segundo informações do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2015, o município tem 19,2 mil pessoas, deste total, aproximadamente 9,6 mil pessoas são economicamente ativas, o que equivale a dizer que 6% dos trabalhadores devem ter participado de alguma capacitação da instituição no período analisado. O maior número de solicitações foi no setor de equinos, culinária e gestão da propriedade rural.

O agricultor Natanael Antunes de Souza recebeu a certificação pela aprovação no curso de Administração da Empresa Rural que tem objetivo de apresentar a importância das atividades agrossilvipastoris, noções de legislação, além de esclarecer os processos administrativos, estratégicos, gerenciais e operacionais das propriedades rurais. “Foi a primeira vez que participei de uma capacitação que explica as questões técnicas do meu trabalho e confesso que fiquei muito satisfeito com a quantidade de informação que aprendi. Hoje, me sinto mais seguro para planejar o crescimento do meu negócio e percebo que tenho de administrar minha propriedade como uma empresa”, observa.

Segundo informações da unidade educacional do SENAR/MS, está previsto até o final do ano a conclusão de 7,4 mil turmas que capacitarão 150 mil pessoas em todo estado de Mato Grosso do Sul. Isso é possível em razão de programas sociais como Agrinho, Curso Técnico em Agronegócio (Rede e-Tec) e a metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial que oferece orientação técnica e gerencial das propriedades, com foco na capacitação dos produtores assistidos.

Na avaliação do superintendente do SENAR/MS, Rogério Beretta, os números apresentados em Fátima do Sul representam o comprometimento do trabalho feito pelo sindicato rural em contribuir para o desenvolvimento local. “O apoio dos sindicatos é fundamental para que o SENAR/MS consiga atender cada vez mais pessoas de forma assertiva, pois, são eles que ouvem os produtores e os trabalhadores rurais e identificam as prioridades de cada região”, reforça.

Exemplo em casa – Nascido e criado em Fátima do Sul, o produtor rural Mateus Hilário Perez resolveu aperfeiçoar uma técnica que aprendeu com o avô José Hilário quando criança e que lhe proporcionou receber a certificação no curso de Preparo de Couro, novidade na cartela do SENAR/MS. “Gostava de ver meu avô trabalhando o couro e produzindo peças utilizadas na lida, por isso resolvi participar. Foi duplamente satisfatório porque aperfeiçoei uma técnica muito útil no trabalho rural e ainda, lembrei bons momentos de minha infância”, revela Perez que é filho do ex-presidente do sindicato do município no período de 1988, Valdomiro Navarro.

Antonio Mamedh de Souza é pecuarista e participou dos cursos de NCR – Negócio Certo Rural, Administração da Empresa Rural e Manejo de Pastagens. Ele revela que a aplicação dos conhecimentos já vem demonstrando resultados na produtividade e lucratividade de sua atividade. “Percebi que antes trabalhava no escuro e sem planejamento. Ao participar de cada curso apliquei os conhecimentos e o resultado imediato foi que não sofri com o período de seca, pois aprendi a programar e controlar as atividades. Por isso, o incremento no volume de pasto foi expressivo e os animais não tiveram problemas com alimentação”, pontua.

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural, José Ricardo Casotti, é gratificante contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade. “Cada turma é uma experiência diferente, com histórias de vida singulares e que empolgam toda equipe do sindicato pela empolgação dos alunos. Ainda temos dois anos pela frente e nosso objetivo é fazer com que mais pessoas tenham acesso a informação e conhecimento”, finaliza.

Serviço – Os interessados em participar de cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAR/MS em Fátima do Sul podem procurar o sindicato rural no seguinte endereço: Rua Cristobalina Ruiz Cabelo, 915 – Centro. Fone: (67) 3467-2440.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.