CI

SENAR/MS integra produção de leite e hortifruti no dia de campo realizado em Coxim

O número de vagas é limitado a 240 participantes e as inscrições devem ser feitas antecipadamente no sindicato rural do município.


Um dos eventos mais aguardados na 3ª Feira do Agronegócio da região norte, que será promovida em Coxim, é o dia de campo do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que irá apresentar informações integradas dos programas Mais Leite e Hortifruti Legal. O número de vagas é limitado a 240 participantes e as inscrições devem ser feitas antecipadamente no sindicato rural do município.

Os programas são vertentes de atendimento na metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, implantada desde 2014 em Mato Grosso do Sul com objetivo de promover o desenvolvimento profissional, técnico e produtivo dos produtores rurais. Assim como em outras edições, o evento segue o formato que divide os assuntos por tendas, nas quais são apresentadas palestras sobre manejo com animais e cultivo de frutas.

Mais Leite - Segundo a coordenadora regional, Bruna Bastos, o giro tecnológico de bovinocultura de leite promovida em Coxim é o terceiro realizado pelo SENAR/MS em 2016. “Nossa programação incluiu Jardim, Dourados e agora Coxim com lotação de vagas oferecidas em todas as edições. Para encerrar o ciclo de apresentações iremos realizar o próximo encontro em Sidrolândia, no mês de setembro”, revela.

O programa Mais Leite está presente em 34 municípios de Mato Grosso do Sul e atende 850 famílias que têm na atividade leiteira a principal fonte de renda. Com objetivo de desenvolver a cadeia produtiva no estado, o SENAR/MS disponibiliza técnicos de campo que prestam serviço de assistência técnica no período de dois anos.
Hortifruti Legal – Com a mesma metodologia de atendimento, o programa tem a finalidade de apresentar aos 276 produtores assistidos, em 11 municípios do Estado, soluções técnicas para produção, mercado, processamento e comercialização de diversos cultivos no segmento de hortifrutigranjeiros.

Na avaliação do coordenador, Francisco Paredes, os eventos promovidos pelo Estado demonstram o interesse e o desejo de aprender dos produtores que sobrevivem da atividade agrícola. “Em abril deste ano promovemos um dia de campo no município de Figueirão e a procura foi muito boa, com participação de 150 produtores ávidos por conhecimento e apoio técnico. O Hortifruti Legal é um método com condições de reverter o cenário da produção de vegetais, frutas e folhosas em Mato Grosso do Sul, que atualmente importa 85% do que é consumido aqui”, reforça.

Serviço - A programação do evento começará às 7h no Parque de Exposições de Coxim e termina ao meio dia. As estações tecnológicas oferecidas pelas duas atividades rurais estão previstas para terminar ao meio dia. Maiores informações sobre o dia de campo podem ser adquiridas no sindicato rural do município, no telefone (67) 3291-1453.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.