CI

Senar-RS estimula o manejo correto de agroquímicos

Entidade oferece cursos de boas práticas para manejo de produtos na lavoura


Foto: Nadia Borges

Os defensivos agrícolas são agentes químicos capazes de matar ou afetar certas espécies de vegetais. Por essa característica, tornaram-se importantes aliados do homem do campo na prevenção ou  combate de pragas agrícolas. Porém, a aplicação desses produtos exige uma série de cuidados para que não produzam impactos nocivos ao ambiente ou ao trabalhador rural.

Para orientar o agricultor sobre aplicação, armazenamento e transporte correto de agroquímicos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) disponibiliza o curso Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos Agrícolas.

São 20 horas de aula - 12 teóricas e oito práticas. Na questão de segurança, o curso se baseia no que preconiza a Norma Regulamentadora 31 (NR 31), do Ministério do Trabalho. Ela regulamenta formas seguras de manuseio desses produtos.

“A maior parte dos produtores aprendeu a pulverizar agroquímicos com os pais e avós. Antigamente, não havia muita preocupação com segurança. Começou-se a ter na fiscalização da NR 31 que, entre outras coisas, exige o uso de EPI [equipamento de proteção individual]. Esse é um dos trabalhos que a gente dá mais atenção no curso, porque há muita resistência”, diz o instrutor do Senar José Álvaro Souza Pacheco.

As novas tecnologias para aplicação dos produtos também são abordadas nas aulas. Polvilhadeiras, jatões e canhões do passado deram lugar a modernos equipamentos automatizados. Em algumas situações, até drones são alternativas para espalhar agroquímicos.
 
Como participar

Segundo Pacheco, a vantagem das novas tecnologias é a redução de riscos de vazamento ou deriva, que é quando o produto vai para um lugar não planejado e não chega à planta invasora que deveria ser atingida. Os fatores envolvidos na deriva, consequências e maneiras de minimizá-la também fazem parte do conteúdo programático do curso.

Os produtores rurais interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município ou de sua região, e solicitar a participação no programa. De acordo com a demanda, a partir da mobilização realizada pelo parceiro, um técnico habilitado pelo Senar/RS é designado para ministrar as aulas, que ocorrerão dentro dos protocolos sanitários.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.