CI

SENAR-RS prepara equipe para atender mais de 2,4 mil com alfabetização no campo

Programa Alfa, inciativa do SENAR-RS para alfabetização de adultos, está nos últimos preparativos antes do seu início, previsto para o final de maio.


A próxima edição do Programa Alfa, inciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) para alfabetização de adultos, está nos últimos preparativos antes do seu início, previsto para o final de maio. O calendário de atividades começa com o treinamento metodológico dos professores e coordenadores regionais selecionados para atuarem entre os alunos do programa em 2016.

Até esta quarta, 18 de maio, será realizada na sede do SENAR em Porto Alegre a Capacitação Metodológica e Pedagógica dos 17 coordenadores regionais do programa. O treinamento aborda pontos como o gerenciamento das turmas e seus professores, filosofia da instituição, abordagem de temas para o público rural, entre outros pontos.

Outra importante etapa da preparação será o treinamento metodológico de 40 horas para os 226 educadores, previsto para acontecer em quatro municípios gaúchos: Carazinho, Ijuí, Pelotas e Santa Maria, entre os dias de 23 a 25 de maio. Todos os profissionais selecionados para a iniciativa estão sendo comunicados pelo SENAR-RS.

Sobre o Programa Alfa

O Programa Alfa é voltado para alfabetização de jovens e adultos maiores de 18 anos residentes nas comunidades rurais do Rio Grande do Sul - único estado a possuir o programa. A edição deste ano atenderá 17 diferentes regiões gaúchas, totalizando 226 turmas. Ao longo de seus 18 anos, a iniciativa beneficiou aproximadamente 20 mil pessoas no Estado. Em 2015, municípios como Cristal, Carlos Gomes e Centenário receberam a iniciativa pela primeira vez.

Realizado pelo SENAR-RS em parceria com os Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Estado, o programa teve início em 1998. Através da alfabetização e da promoção social, a iniciativa tem como objetivo de preparar adultos moradores da zona rural para participação nos cursos de ensino técnico desenvolvidos pela instituição em diferentes cidades gaúchas.

O Alfa é reconhecido pela Unesco e já recebeu prêmios de responsabilidade Social como o Top de Marketing ADVB e o Prêmio Nacional Oswaldo Cecchia, da ABRH.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.