CI

Senar/SC amplia ações do Programa de Controle da Qualidade do Leite

treinamento para dez novos instrutores


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), concluiu o treinamento para dez novos instrutores que atuarão no Programa de Controle da Qualidade do Leite. A capacitação foi realizada, na última semana, no município de Treze Tílias e foi ministrada pelo médico veterinário 
Olices Osmar Santini e pelo biólogo Leandro Simioni.

Na capacitação foram abordados assuntos como a qualidade da água utilizada na produção leiteira, o controle de pragas nas instalações para gado leiteiro, o controle e prevenção de mastite bovina, a higienização e sanitização de utensílios e equipamentos de ordenha, a importância do resfriamento do leite e os cuidados a serem observados na ordenha de vacas leiteiras. Segundo Santini, os técnicos treinados atuarão como prestadores de serviço em instrutoria do Senar/SC nas diversas regiões do Estado.

PROGRAMA

O programa é uma iniciativa desenvolvida durante dois dias, com atividades teóricas e práticas em uma propriedade. Participam de 12 a 16 produtores por treinamento. A mobilização é feita pelos Sindicatos Rurais, com organização de produtores, prefeituras, agroindústrias e entidades.


No treinamento são abordados temas como anatomia e fisiologia da glândula mamária da vaca, a importância da qualidade da água utilizada na atividade leiteira, controle de mastite bovina, cuidados de higiene na ordenha, importância da refrigeração do leite, limpeza, higienização e sanitização de utensílios e equipamentos de ordenha e a influência do ambiente na qualidade do leite.

O objetivo é melhorar a qualidade do leite e garantir à população o consumo de produtos lácteos mais seguros, nutritivos e saborosos, além de proporcionar condições para aumentar o rendimento dos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.