CI

Senar/SC capacita 7.552 produtores de forma gratuita neste mês

Treinamentos envolvem desde a produção de alimentos, primeiros socorros até a manutenção de máquinas


Melhorar a renda da família, aumentar a produção na propriedade e qualificar-se em diversas áreas. Esses alguns dos resultados dos treinamentos oferecidos aos produtores rurais catarinenses pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC). Nesse mês de junho, serão capacitados gratuitamente 7.552 produtores rurais em todas as regiões do Estado.

Os treinamentos envolvem desde a produção de alimentos, primeiros socorros até a manutenção de máquinas agrícolas, cultivo de pasto e o cuidado com os animais e a propriedade. “O Senar/SC oferece oportunidades para que os produtores invistam na propriedade para aumentar a renda e obter melhor qualidade de vida no campo”, assinala o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

Quem gosta de preparar alimentos pode optar pela arte culinária; confeitaria; produção de massas, biscoitos, iogurtes e doce de leite; preparação de conservas de frutas, hortaliças e temperos. Já quem prefere investir em artesanato pode escolher pela confecção de objetos decorativos em palha de milho; pintura em emborrachado; confecção de langerie, camisola e pijama; bordado ponto vagonite ou patchcolagem; tricô; confecção de tapetes ou artesanato em couro.

O produtor pode ainda escolher por olericultura orgânica; produção e manejo de ovinos; fruticultura básica, colheita e comercialização; cultivo de plantas medicinais; jardineiro; beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar e criação de abelha rainha. São ofertados também treinamentos em aplicação de agrotóxicos NR 31, manutenção de tratores agrícolas, instalação e manutenção de redes elétricas e controle agroecológico de pragas e doenças. Mas se o produtor preferir ampliar os conhecimentos, aliando teoria e prática, pode fazer o curso de gestão da propriedade rural; organização da propriedade rural (Programa 5S) ou participar do programa inclusão digital rural - iniciação à informática e informática básica.

Os treinamentos são oferecidos pelo Senar/SC, órgão ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), e estão divididos como Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). A área de Formação Profissional Rural aborda temas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastorial, atividades relativas à prestação de serviços e pecuária. As atividades de Promoção Social capacitam sobre alimentação e nutrição, artesanato, educação e organização comunitária.

Para ter acesso, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do seu município. A programação dos cursos, com suas especificidades, carga horária, local e data, também está disponível no site do Senar (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333 0322.
 
 
As informações são da MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.